Vila do Bispo acolhe sessões sobre “diversificação da economia e criação de emprego”

ouvir notícia

A câmara de Vila do Bispo informa que está a decorrer, até ao próximo dia 6 de janeiro, o concurso ao programa PRODER, relativo à medida “Diversificação da economia e criação de emprego”.

Assim, no âmbito desta medida que engloba as ações “Diversificação de atividades na exploração agrícola”, “Criação e Desenvolvimento de microempresas” e “Desenvolvimento de atividades turísticas e de lazer”, o gabinete de apoio ao munícipe da autarquia e a associação Vicentina, levam a efeito, cinco sessões de informação para prestar esclarecimentos sobre estas ações.

As sessões destinam-se a potenciais interessados sobre todos os aspetos referentes a estes concursos e irão decorrer nas cinco freguesias de concelho com a seguinte calendarização: Vila do Bispo – dia 23 de novembro, pelas 17h00, no antigo Espaço Internet; Barão de S. Miguel – dia 24 de novembro, pelas 18h00, na Junta de Freguesia; Sagres – dia 25 de novembro, pelas 21h00, na Junta de Freguesia; Raposeira – dia 28 de novembro, pelas 18h00, na Junta de Freguesia; Budens – dia 29 de novembro, pelas 18h00, na Junta de Freguesia.

- Publicidade -

A ação “Diversificação de Atividades na Exploração Agrícola” visa o apoio à criação e ou desenvolvimento na exploração agrícola de atividades económicas de natureza não agrícola, nomeadamente nas áreas de turismo em espaço rural – no grupo de agroturismo, parques de campismo e caravanismo e de turismo da natureza nas tipologias de serviços de recreação e lazer, atividades pedagógicas, entre outras.

Os destinatários desta ação são os titulares de uma exploração agrícola ou os membros do seu agregado familiar. A dotação orçamental, de apoio a conceder, para o presente concurso é superior a 405 mil euros.

Já a ação “Criação e Desenvolvimento de microempresas” tem como destinatários as microempresas e visa incentivar a criação e desenvolvimento de microempresas associadas a atividades económicas, contribuindo assim para a revitalização económica e social das zonas rurais.

A dotação orçamental, de apoio a conceder, para o presente concurso é de 455 mil euros.

Quanto à ação “Desenvolvimento de Atividades Turísticas e de Lazer” tem como objetivo desenvolver o turismo e outras atividades de lazer como meio de potenciar a valorização dos recursos endógenos dos territórios rurais, nomeadamente nas unidades de alojamento turístico nas tipologias de turismo de habitação, turismo no espaço rural no grupo de casas de campo, nos serviços de recreação e lazer, na animação turística e criação ou desenvolvimento de produtos turísticos, designadamente ecoturismo, enoturismo, turismo associado a atividade de caça e pesca, turismo equestre, entre outros.

A esta ação podem concorrer pessoas singulares ou colectivas de direito privado. A dotação orçamental, de apoio a conceder, para o presente concurso é de 303 mil euros.

Os níveis de apoio a conceder nestas ações variam entre os 40% e os 60%, este último “quando houver a criação de pelo menos dois postos de trabalho”.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.