Vila do Bispo aprova orçamento de contenção

ouvir notícia

Com menos verbas do Estado e antevendo um ano de 2012 cheio de dificuldades, a câmara municipal aprovou um orçamento com muitas medidas de contenção para garantir o equilíbrio financeiro. Ainda assim, há prioridades para o próximo ano, entre as quais, a construção do centro escolar de Budens, a elaboração do Plano Diretor Municipal e a elaboração do projeto e construção do Centro de Alto Rendimento/Pavilhão de Sagres.

A câmara municipal de Vila do Bispo aprovou recentemente por maioria, com os votos contra do vereador do PSD, Gilberto Viegas, e do vereador do MDI, José de Deus, o seu orçamento e grandes opções do plano (GOP) para 2012.

Os documentos aprovados totalizam o valor de 17,7 milhões de euros e “refletem contenção e responsabilidade financeira, caminho que a autarquia tem vindo a trilhar nos últimos dois anos com o intuito de alcançar a consolidação orçamental do município”, adianta a câmara em comunicado.

- Publicidade -

O valor total está repartido em 9 milhões de euros para as receitas correntes e 8,7 milhões para as receitas de capital. Já quanto às despesas, estas situam-se em 10,2 milhões de euros na componente das despesas correntes e 7,4 milhões na componente das despesas de capital que traduzem o valor de investimento que a autarquia prevê executar no próximo ano.

“O município desde 2009 tem vindo a sofrer uma redução significativa das transferências do Estado ao nível do Fundo de Equilíbrio Financeiro e do Fundo Social Municipal”, lamenta a autarquia, antevendo que 2012 seja “um ano de dificuldades para o município”.

Nesse sentido, o documento aprovado pelo executivo visa “o equilíbrio e a sua sustentabilidade financeira, apresentando para o efeito medidas de contenção e simultaneamente de investimento, garantindo desta forma o desenvolvimento do concelho””.

Das dotações previstas para cada uma das áreas, destaque para o investimento previsto no ensino básico, com uma verba de 1,3 milhões de euros reservada para a construção do centro escolar de Budens.

Outra prioridade do próximo ano será a elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM), que irá absorver 125 mil euros, e a elaboração do projeto e construção do Centro de Alto Rendimento/Pavilhão de Sagres.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.