Vila do Bispo espalha 13 “oleões” pelo concelho

ouvir notícia

A autarquia está a avançar com um projeto de recolha de óleos alimentares usados – os conhecidos oleões. Ao todo, foram colocados treze oleões em Vila do Bispo e em todas as freguesias do concelho.

Os oleões chegaram ao município de Vila do Bispo. O objetivo é dar encaminhamento adequado aos óleos alimentares usados, evitando que sejam enviados para a rede de esgotos e poluam os recetores hídricos, originando distúrbios no funcionamento das estações de tratamento de águas residuais (ETAR). É que, “só um litro de óleo pode contaminar um milhão de litros de água”, alertam os peritos.

Para isso, a câmara de Vila do Bispo acaba de distribuir 13 oleões pelas localidades do concelho, numa ação que visa a recolha seletiva e encaminhamento dos óleos alimentares usados para valorização do mesmo.

- Publicidade -

A autarquia informa que os oleões são cor de laranja e recebem todos os tipos de óleos alimentares usados ou de cozinha (óleo de girassol, de soja e muitos outros) incluindo azeite, e deverão ser depositados em garrafas ou garrafões de plástico devidamente fechadas evitando o seu derrame.

A recolha do óleo é assegurada pela empresa Reciclimpa, licenciada para o efeito, sendo posteriormente utilizado para reciclagem, nomeadamente para fabrico de sabão natural ou biodiesel (biocombustível), uma energia alternativa e ecológica.

Menos poluição, melhor ambiente

A chegada dos oleões ao município de Vila do Bispo vem reduzir substancialmente as desculpas dos habitantes que se queixam de não terem onde depositar os óleos alimentares usados.

Para além disso, vem resolver um problema ambiental grave, na medida em que um dos principais problemas nas estações de tratamento de águas residuais diz respeito ao tratamento dos óleos alimentares que são metidos na rede domiciliária de esgotos.

Com este processo de recolha de óleos alimentares usados, a Câmara de Vila do Bispo espera ainda que as linhas de água fiquem menos poluídas e que a população crie hábitos de reciclagem.

Os oleões encontram-se em Sagres (Bairro da Liberdade e Rua da Nossa Senhora da Graça), Vila do Bispo (Mercado Municipal e Rua da Fonte), Raposeira (Largo da Igreja), Hortas do Tabual (junto à fonte), Figueira (estrada para a Salema), Salema (Rua 25 de Janeiro), Budens (Praça da República), Vale de Boi (Rua Principal), Barão de São Miguel (Rua da Flores), Burgau (Rua Vale do Burgau) e na Pedralva (junto à Etar).

NC/JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.