Vila Real de Santo António transforma-se na capital internacional do triatlo

ouvir notícia

A apresentação do calendário de provas decorreu esta terça-feira nos Paços do Concelho

Os municípios da Eurocidade do Guadiana (Vila Real de Santo António, Castro Marim e Ayamonte) apresentaram, esta terça-feira, um calendário de provas que pretende transformar estas localidades na capital internacional do triatlo.

Para atingir este objetivo, os três municípios fronteiriços estão a desenvolver um conjunto regular de competições de média e longa distância, cujos percursos incluem a travessia da fronteira do Guadiana, internacionalizando o triatlo e ampliando a projeção das potencialidades da Eurocidade.

Do calendário de provas faz parte um triatlo de longa distância, que terá lugar em VRSA, um Triatlo Cross, que terá lugar em Castro Marim, um triatlo de distância média, que decorrerá em Ayamonte, e uma prova dedicada aos mais novos, que terá rotatividade anual por cada um dos municípios.

- Publicidade -

Este conjunto de eventos desportivos é desenvolvido através de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de VRSA, a Federação de Triatlo de Portugal e o Clube Desportivo Iberman, coletividade desportiva sediada em Huelva (Espanha), que, nos últimos anos, tem impulsionado a difusão do triatlo no sul da Península Ibérica.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, a inclusão do município neste calendário “mostra, uma vez mais, as suas potencialidades na área do desporto de alto rendimento e amador, e contribui para a manutenção das boas taxas de ocupação hoteleira”, tendo em consideração que cerca de 70% dos atletas participantes ficarão alojados em VRSA.

Opinião idêntica é partilhada pelo presidente da Federação de Triatlo de Portugal, Fernando Feijão, que considerou VRSA como “um dos melhores locais da Europa para a prática do triatlo, tendo em consideração as condições climáticas, as instalações do Complexo Desportivo de VRSA, bem como o enquadramento natural do concelho”.

“Sabemos que a Federação Europeia de Triatlo está na fase final de instalação de um centro de estágios europeu e VRSA é uma das hipóteses prováveis para vir a acolher o equipamento. Isto atesta de forma expressiva a qualidade das instalações vila-realenses”, nota Fernando Feijão.

A primeira prova deste calendário ibérico terá lugar no dia 14 de junho, em Vila Real de Santo António, com partida da praia de Monte Gordo. Designada “Iberman Eurocidade do Guadiana”, a competição inclui uma extensão até ao Alentejo, uma incursão a Espanha, bem como o regresso a Portugal através da travessia da Ponte Internacional sobre o Rio Guadiana.

O desafio inclui 3,8 kms de natação, 180 kms de ciclismo e 42,1 kms de corrida e é organizado pela Câmara Municipal de VRSA, pelo Clube Desportivo Iberman e pela Federação Portuguesa de Triatlo.

Calendário de provas 2014/2015:

Triatlo de longa distância > VRSA > 14 junho 2014
Iberman Kids > VRSA > 6 e 7 de setembro 2014
Triatlo Cross > Castro Marim > 5 abril 2015
Triatlo de distância média > Ayamonte > 2 maio 2015
Iberman Kids > Punta del Moral > 27 junho 2015
Triatlo de distância longa > VRSA > 3 outubro 2015

(Mais informação na edição impressa do Jornal do Algarve, que estará nas bancas a partir deste quinta-feira)

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.