Vila Real de Santo António vai acolher refugiados ucranianos

ouvir notícia

“Estamos de portas abertas. Há refugiados ucranianos de viagem para cá, cuja família questionou se o município tinha forma de os acolher e é claro que sim”, refere o autarca de Vila Real de Santo António ao JA.

Tratam-se de familiares de residentes ucranianos do concelho de Vila Real de Santo António, do sexo feminino, uma vez que os homens não estão autorizados a sair da Ucrânia.

“Serão duas ou três famílias, mas virão mais com certeza. Infelizmente a situação é esta”, acrescentou Álvaro Araújo ao JA.

- Publicidade -

Para acolher os refugiados, o município vai dialogar com os hoteleiros do concelho para “que cada um disponibilize aquilo que pode: um quarto, dois quartos, aquilo que for possível da parte deles”, refere.

O autarca revelou ainda ao JA que possivelmente será criada uma Zona de Apoio aos Refugiados, utilizando todo o material que estava preparado para as Zonas de Apoio à População relativas à covid-19.

Esta zona de apoio poderá vir a ser criada no primeiro andar da escola localizada perto do Farol de Vila Real de Santo António ou em algum pavilhão do concelho.

“Temos o material, é só arranjar o local e depois o apoio à alimentação, mas esse é mais fácil”, disse Álvaro Araújo ao JA.

Esta novidade foi anunciada ao JA após a vigília solidária que decorreu na Praça Marquês de Pombal, ao final da tarde de quarta-feira, que contou com centenas de participantes a apelar à paz.

A praça do município de Vila Real de Santo António ficou pintada com as cores da bandeira da Ucrânia, com vários apelos à paz e ao fim da guerra iniciada pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A comunidade ucraniana residente no concelho marcou presença nesta iniciativa, apelando por ajuda para o seu povo e cantando o hino nacional, enquanto uma carrinha recolhia bens alimentares e não alimentares, que serão entregues a associações humanitárias.

Em forma de homenagem a todos os que estão a sofrer com a guerra, o evento contou com a atuação de Nádia Catarro e da Escola de Dança “Splash”, que é dirigida por duas cidadãs ucranianas.

No final, o microfone esteve disponível para todos os presentes que quisessem dar as suas palavras de apoio e as cores azul e amarelo, da bandeira da Ucrânia, ficaram a iluminar o edifício da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

Autarquia condena ataques da Rússia

“O município de Vila Real de Santo António, que orgulhosamente represento, manifesta a sua total solidariedade para com o povo ucraniano e condena de forma qualquer tipo de ataque militar perpetrado pela Rússia contra a Ucrânia”, disse Álvaro Araújo, no seu discurso, após distribuir flores amarelas pela população presente.

O autarca acrescentou que “em pleno século XXI, a diversidade de interpretações do mundo deve ser debatida e resolvida em prol da concórdia e procurando sempre soluções pacíficas que passem pela via diplomática”.

“Considera-se inaceitável a promoção de qualquer tipo de conflito que possa interferir com os direitos humanos adquiridos por qualquer cidadão do mundo. É o que está a acontecer neste momento e tem de parar imediatamente. Estamos solidários com o sofrimento infligido ao povo ucraniano”, refere.

Salientando que o município está solidário com a Ucrânia “neste momento difícil”, o socialista garante que “tudo fará para orientar e apoiar as suas comunidades ucranianas no que estiver ao seu alcance”.

“A integridade territorial da Ucrânia deve ser respeitada, bem como a sua soberania. Acreditamos num quadro de valores institucionais e morais que precisam de ser postos em prática imediatamente. A agressão nunca trás soluções benéficas e constitui o mais animalesco e repugnante gesto que um ser humano por infligir contra o seu semelhante. Ao invés, acreditamos no diálogo que vários parceiros europeus estão a tentar estabelecer e que inclusivamente já foi encetado entre a Rússia e a Ucrânia. O entendimento deve passar por uma solução diplomática, urgente e concertada. Dirijo um forte apelo à paz mundial, sem barreiras nem fronteiras mas incondicional e permanente”, conclui.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.