Vítimas de violência doméstica já têm gabinete de apoio em Vila do Bispo

O município de Vila do Bispo já tem em funcionamento, desde o passado mês de julho, um Gabinete de Apoio à Vítima (GAVA).

Com este espaço, a funcionar nas instalações municipais, na Rua José Cardoso Pires, em Vila do Bispo, o concelho passa a ter respostas de atendimento especializado a vítimas de violência contra as mulheres e violência doméstica.

A nova estrutura de atendimento conta com a presença de um técnico especializado uma vez por semana. Para situações de emergência, o GAVA dispõe de atendimento telefónico ao longo do seguinte horário: 09h00-13h00 e entre 14h00-17h30, de 2ª a 6ªfeira. (telefone: 924467767; e-mail: gava@taipa-desenvolvimento.pt).

Para o funcionamento deste gabinete, coordenado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado, a Câmara Municipal de Vila do Bispo disponibiliza, anualmente, uma verba de cinco mil euros.

A criação deste espaço surge no âmbito do protocolo que foi assinado, no passado mês de abril, pela câmara municipal, numa cerimónia presidida pela ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, que teve lugar na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR), em Faro.

Em comunicado, o Governo explica que com a criação destes gabinetes pretende “aperfeiçoar os mecanismos de proteção da vítima nas 72 horas subsequentes à apresentação de queixa nos órgãos de polícia criminal”.

Outras das medidas aprovadas são “agilizar a recolha, tratamento e cruzamento dos dados quantitativos oficiais (provenientes da PSP, GNR, PJ e PGR) em matéria de homicídios e de outras formas de violência doméstica”.

pub

 

 

 

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste