Voluntariado em Proteção Civil deve ser potenciado

ouvir notícia

INUAF acolheu mais de uma centena de profissionais do setor.

“A Proteção Civil e a Comunidade” foi o tema do quarto seminário que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé organizou na passada semana. A legislação mais recente sobre esta matéria originou nos últimos anos uma adaptação dos diversos intervenientes e deu origem a novas estratégias que apostam na prevenção e na antecipação de ocorrências para garantir melhor atuação dos agentes no terreno.
Foi sobre estas alterações que tanto o responsável da Autoridade Marítima e Proteção Civil, Comandante Marques Ferreira, o Comandante Distrital Operacional, Vaz Pinto, e Cláudia Beiro, da autarquia de Odivelas centraram as suas comunicações.
Durante a sua intervenção, Vaz Pinto sublinhou como importante missão dos serviços municipais de proteção civil a elaboração de planos municipais de emergência e planos especiais, a atualização permanente de meios e recursos, o registo de ocorrências e a sensibilização e formação da população para diversos cenários.
Defendendo sempre que cada cidadão é também um agente de proteção civil, Vaz Pinto considera essencial fomentar o voluntariado nesta área onde os recursos são finitos.
A troca de experiências, o afinar de atitudes, a correção de problemas que surgem e a tentativa de melhorar a operacionalidade são alguns dos objetivos deste evento que o edil louletano, Seruca Emídio sublinhou na sua intervenção perante cerca de 130 participantes. Melhorar o serviço de proteção civil municipal e potenciar o enriquecimento dos conhecimentos dos profissionais é vital num mundo com muitas ameaças, algumas delas não identificadas, acrescentou.
Não obstante da preocupação e empenho nesta área, Seruca Emídio voltou a alertar para a necessidade de também neste setor os responsáveis saibam otimizar e racionalizar os recursos disponíveis.
O encontro realizou-se no auditório do Instituto Superior Dom Afonso III (INUAF).

S.C.S.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.