VRSA: Estacionamento pago terá menos um terço da área prevista

ouvir notícia

Cerca de 300 pessoas compareceram na reunião da Assembleia Municipal, que decorreu no quartel dos Bombeiros

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António chegou a acordo com a empresa que vai explorar a zona de estacionamento pago no centro da cidade para que aquela área seja reduzida em cerca de um terço, em relação ao que estava estipulado inicialmente.

Assim, a zona a poente da Escola de Hotelaria passa a ficar livre de pagamento, à exceção do parque de estacionamento do Tribunal e das ruas que circundam aquele edifício e o mercado municipal.

A zona a concessionar é agora constituída por dois retângulos, um a norte e outro a sul da zona pedonal do centro histórico, respetivamente.

- Publicidade -

A primeira destas áreas de estacionamento pago é delimitada pelas ruas Conselheiro Frederico Ramires (a sul), do Exército (a norte), Eça de Queirós (a poente) e Avenida da República (a nascente). A segunda área paga tem como limites as ruas Dr. João Mateus Abecassis (a sul), General Humberto Delgado (a norte), Ministro Duarte Pacheco (a poente) e Avenida da República (a nascente).

Os residentes da zona paga continuam a ter direito a estacionamento gratuito para, até, três viaturas. Uma das viaturas poderá ser estacionada em qualquer local da área concessionada e as restantes duas apenas nas denominadas zonas destinadas preferencialmente a residentes, ainda dentro da zona paga, mas localizadas nos limites norte e sul desta.

A autarquia garantiu ainda que o presidente da edilidade, Luís Gomes (PSD), conseguiu incluir como zona de estacionamento gratuito as áreas do antigo Cine-Foz e da antiga Fábrica Tenório (que estão a ser usadas como estaleiro da obra de saneamento básico), criando mais 1700 lugares destinados, preferencialmente, aos trabalhadores das empresas localizadas no centro da cidade.

Estas alterações foram explicadas à população na reunião da Assembleia Municipal realizada esta segunda-feira. A referida reunião esteve marcada para a quinta-feira passada, mas acabou por ser adiada devido aos protestos contra a instalação dos parquímetros, de mais de duas centenas de pessoas, os quais não permitiram, sequer, que a mesma se iniciasse.

Desta vez, e apesar da questão dos parquímetros também não estar na ordem de trabalhos, cerca de 300 pessoas compareceram na reunião e, algumas, aproveitaram para expressar, mais uma vez, o seu desagrado pela implementação de zonas de estacionamento pago.

A cobrança do estacionamento também não avançará esta semana, como estava previsto, já que depois das alterações, o regulamento tem que voltar a ser aprovado em sessão de Câmara e na Assembleia Municipal.

Domingos Viegas

(Mais desenvolvimento na edição impressa do Jornal do Algarve, que está nas bancas a partir de quinta-feira)

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

  1. Como se resolve o problema das pessoas que têm casa em Vila Real, onde passam 4 meses no verão? Falo no meu caso:- sou natural de Vila Real,( donde saí por motivos profissionais) tenho 83 anos e uma incapacidade de 65%, devido a doença oncológica .

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.