150 voluntários ensaiam Via Sacra em Pêra

ouvir notícia

.

Os últimos momentos da vida de Jesus Cristo vão voltar a ser recriados numa encenação da Via Sacra, que terá lugar na vila de Pêra, concelho de Silves, no próximo dia 1 de abril. Esta é uma tradição que esteve muitos anos adormecida e que desde a sua recuperação, em 2005, atrai milhares de pessoas à vila algarvia.

A paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo voltam a ser retratados em Pêra. A Via Sacra sai à rua no próximo dia 1 de abril, com início no Largo 25 de Abril, às 21h00.

Durante muitos anos adormecida, esta tradição de Pêra foi recuperada pela Comissão de Festas da Paróquia e Centro Paroquial local, em 2005. Realizou-se também em 2006 e, desde então, tem ocorrido de dois em dois anos, tendo tido lugar, em 2010, a sua última edição.

- Publicidade -

Habitualmente, mais de duas mil pessoas acompanham os figurantes que retratam os episódios da “Via Dolorosa”, assistindo a passagens como a última ceia, o arrependimento de Judas e o seu enforcamento, a apresentação de Jesus a Pilatos, o seu açoitamento, crucificação e ressurreição. Toda a ação decorre nas ruas de Pêra.

Cerca de 150 voluntários de diversas idades e um coro de 30 elementos dão vida a esta iniciativa, que está a ser ultimada em Pêra. Atualmente, ainda decorrem alguns preparativos, como a realização dos últimos ensaios e a preparação dos cenários onde decorrerão as cenas.

Esta é uma iniciativa realizada bianualmente, com o objetivo de recriar os últimos momentos da vida de Jesus Cristo, sendo que a “Paixão de Cristo – Via Sacra ao Vivo” é um evento sem fins lucrativos.

Com cerca de duas horas de duração e pouco mais de um quilómetro de percurso, os últimos momentos da vida de Jesus Cristo serão recriados em dez cenas ao longo das ruas da vila de Pêra, iniciando-se com a “Última Ceia” e terminando no “Calvário”, onde o ponto mais alto será a “Crucificação” e “Ressurreição”.

O sucesso deste evento foram os mais de 2500 visitantes que se deslocaram em espírito de oração e peregrinação, enchendo por completo as ruas da vila de Pêra em cada uma das passadas edições (2005, 2006, 2008 e 2010).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.