Água e energia elétrica chegou à vila de Alcoutim há 50 anos

ouvir notícia

.

Alcoutim celebra no próximo domingo o 50.º aniversário da inauguração dos serviços de abastecimento de água e de distribuição de energia elétrica. Devido à importância destas infraestruturas básicas, a autarquia vai assinalar a data com a realização de uma sessão comemorativa que terá início pelas 20h30 no edifício da Câmara Municipal.

Após o descerramento de uma placa comemorativa será inaugurada uma exposição alusiva ao tema e pelas 21h00 decorrerá, na Biblioteca Municipal, a tertúlia “À luz do tempo”, onde se conversará sobre este momento histórico para a sede de concelho, que contará com a presença de técnicos da autarquia e de ex-funcionários que, acompanhando o processo à época, prestarão o seu testemunho.

Note-se que Alcoutim foi a última sede de concelho em Portugal a usufruir de luz elétrica. A capital tinha já inaugurado a sua iluminação pública 87 anos antes, quando o processo arranca em 1953, ficando a Companhia Elétrica do Alentejo e Algarve encarregada de “levar a energia elétrica à sede do concelho de Alcoutim”, o que só viria a acontecer 12 anos depois.

- Publicidade -

O processo do abastecimento de água iniciou-se 4 anos antes, em 1949, mas só a 12 de julho de 1965, uma segunda-feira, a população da vila pode finalmente engalanar-se para receber a única visita que um Presidente da República fez a terras alcoutenejas até ao restabelecimento da democracia.

O presidente Américo Tomás irá inaugurar estes bens públicos essenciais, de que a imprensa regionalista e nacional farão eco e que ficou registado para a posteridade. Mas, apesar da pompa e circunstância, a água e esgotos só serão realidade nas casas da vila em 1966 e 1967, respetivamente.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.