Albufeira homenageia Nossa Senhora da Orada

ouvir notícia

.

De 13 a 15 de agosto, Albufeira volta a receber a festa em honra de Nossa Senhora da Orada, que homenageia a santa padroeira. Durante três dias, “as gentes” da terra reúnem-se para agradecer e pedir a proteção da Virgem, conhecida por abençoar os pescadores.

Reza a história que os habitantes de Albufeira, outrora vila piscatória, assistiram a vários milagres de Nossa Senhora, testemunhados nos “ex-votos” que se encontram na Ermida da Orada.

As celebrações têm início no dia 13 de agosto, terça-feira, às 21h30, com a missa na capela da Orada e procissão das velas até ao porto de abrigo.

- Publicidade -

No dia 14, os sinos da igreja matriz de Albufeira far-se-ão ouvir logo pelas 9h00, com o repique festivo. Às 11h00, a Ermida da Nossa Senhora da Orada abrirá as portas a todos aqueles que quiserem ver a exposição de arte sacra alusiva ao culto da Nossa Senhora da Orada. Pelas 18h00, terá lugar a missa solene da Festa da Assunção de Nossa Senhora, na Ermida da Orada.

Já no final da tarde, às 19h00, os pescadores de Albufeira transportarão a imagem da sua padroeira na tradicional procissão, que seguirá até ao cais do porto de pesca, onde as embarcações e os “homens do mar” receberão a bênção de Nossa Senhora para mais um ano de faina. À noite, pelas 22h00, o Largo da Ermida acolherá o espetáculo de acordeão com o grupo “Folequestra”.

As festividades encerram no dia 15 de agosto, quinta-feira, com a missa da Assunção de Nossa Senhora na Ermida da Orada, pelas 19h00.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.