Albufeira no vermelho e milhares de pessoas na rua

ouvir notícia

Centenas de jovens encheram as ruas de Albufeira na noite desta terça-feira. Os ajuntamentos têm-se repetido, em grande parte devido às viagens de finalistas. Os comerciantes da região estão preocupados com o aumento de casos covid19.

Ficaram na rua para ver o jogo entre Itália e Espanha, que acabou por volta das 22:40. Às 23:00 começa o dever de recolhimento. A GNR diz que, assim que terminou o jogo, os 25 militares que se encontravam na zona da Oura se empenharam em dispersar a multidão. Ainda assim, permaneceram centenas de pessoas nas ruas.

O cenário tem sido frequente, em grande parte por causa das viagens de finalistas que têm o Algarve como destino. Os comerciantes agradecem a presença de turistas, mas começam a ficar preocupados. Dizem que a solução pode passar pela alteração dos horários de fecho de bares e restaurantes.

- Publicidade -

A concentração de jovens turistas levaram a GNR a levantar autos de contraordenação a dezenas de pessoas por não respeitarem as regras no âmbito da pandemia de covid-19. 

Os ajuntamentos têm ocorrido também de dia, forma registados aglomerados nas praias sem o devido distanciamento físico e sem o uso de máscara.

Grande parte dos ajuntamentos em Albufeira deve-se às viagens de finalistas, pelo que a maior parte das pessoas identificadas nas ruas na terça-feira são jovens.

Para além disso, durante o dia, as praias ficaram cheias e as regras sanitárias acabaram por ser desrespeitadas.

Autarca não descarta “medidas mais drásticas”

O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, não descarta a possibilidade de adotar medidas “mais musculadas” caso se continue a verificar aglomerados de pessoas na Rua da Oura, onde centenas de jovens, sem máscara, se concentram.

A autarquia tem desenvolvido iniciativas para sensibilizar as pessoas para o cumprimento das regras da Direção-Geral da Saúde.

Através da Proteção Civil, estão a ser levadas a cabo desde segunda-feira “ações de sensibilização junto dos jovens e dos proprietários dos bares, in loco, ao principio da noite, para mostrar como se deve agir perante tal situação”, referiu José Carlos Rolo

jose carlos rolo set2020
José Carlos Rolo

A partir de quarta-feira vão decorrer ainda “reuniões com os proprietários dos estabelecimentos para lhes dar mais informação e mais ferramentas de modo a fazerem cumprir as regras, para terem algum controlo e responsabilização”, afirmou o autarca. Além disso, acrescentou, vai circular uma carrinha com informação sonora para dar conta das regras que estão em vigor em Portugal no combate à pandemia de covid-19.

“Deduzo que com mais ou menos dificuldade vamos tentar que as coisas sejam devidamente controladas”, afirma José Carlos Rolo.

O autarca acredita que a situação vai ser controlada, mas admite ações “mais musculadas” caso se mantenham os ajuntamentos junto aos bares de Albufeira nos próximos dias, fins de semana e no decorrer do verão. “Terão de ser tomadas medidas muito mais drásticas”, afirmou, sem querer especificar quais.

“Espero que as coisas se resolvam. Caso contrário temos de ter um plano B”, admitiu o presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Perante a presença de tantos turistas jovens, que escolheram a noite algarvia para uns dias de férias, José Carlos Rolo não esconde a preocupação. “Era melhor que houvesse alguma tranquilidade e serenidade”, diz o autarca, que realça, no entanto, a importância do turismo na região. “Os turistas fazem falta por um lado e nós também temos de os acolher, mas tem de haver um ponto de equilíbrio entre as duas coisas”, considera.

O autarca refere que se se verificar que não existe um número suficiente de elementos da GNR, será mais complicado controlar as situações, pelo que terão de ser implementadas novas medidas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.