Alcoutim: Cultura e tradições em destaque no mês de novembro

ouvir notícia

Os magustos de S. Martinho, com a tradicional castanha assada, acontecem nas localidades de Martim Longo e de Vaqueiros

Magustos, mercados, música clássica, fado, exposições e a tradicional matança do porco, entre outras iniciativas, animam aquele concelho do nordeste algarvios até ao final de novembro

.

Além de apreciar a paisagem e de saborear a gastronomia tradicional do nordeste algarvio, visitar o concelho de Alcoutim durante o mês de novembro é, também, reviver a tradição dos magustos de S. Martinho, que ano após ano são organizados por associações locais com o apoio da autarquia.

- Publicidade -

Este ano os magustos acontecem em Martim Longo, já no próximo dia 9, a partir das 17h00, na sede da Associação Inter-Vivos, bem como em Vaqueiros, no dia 10, a partir das 16h00, na sede do Clube Desportivo de Vaqueiros.

Mas a castanha assada e a água-pé é, apenas, um dos bons motivo para visitar Alcoutim durante o mês de novembro. No dia 7 e no dia 25 haverá mercado em Vaqueiros e no Pereiro (este também conhecido como Feira Nova), respetivamente, organizados pelas respetivas juntas de freguesia.

A matança do porco

A tradicional matança do porco é outra das iniciativas que decorre neste mês de novembro. Na aldeia de Giões, a associação Grito d’Álegria organiza um evento que pretende não deixar morrer esta tradição e que acontece a partir das 10h00 do dia 16, na sua sede.

Música e poesia

A música e a poesia também vão estar presentes naquele município ao longo do próximo mês.
No dia 9 acontece o Encontro de Poesia Popular na antiga escola primária do Pereiro, a partir das 14h30 e organizado pela Associação Estrela Pereirense. No dia 15, a iniciativa “Palavras Sexta à Noite”, que decorre na Casa dos Condes, na sede do município, será preenchida por um concerto de música clássica que começará às 18h30. Para o dia 30 está agendada uma noite de fados em Farelos, às 21h30 e organizada pela Associação dos Amigos de Farelos e Clarines.

Exposições

As exposições também vão marcar presença, neste caso na sede do concelho, até ao final de novembro. Na próxima segunda-feira vai ser inaugurada a mostra de cerâmicas tradicionais de Alcoutim, intitulada “Montes e Montes”, da autoria de Isabel Ferreira, que estará patente na Casa dos Condes de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30.

Também até ao final de novembro decorre no Centro de Artes e Ofícios de Alcoutim a exposição “Bonecas da Flor d’Agulha”, que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Refira-se que a exposição permanente “Alcoutim, Terra de Fronteira”, inserida no projeto “Algarve, do Reino à Região”, pode ser apreciada na zona ribeirinha da sede do município.

Desporto e saúde

O desporto e a saúde também vão marcar presença. Este domingo, com início marcado para as 10h00, decorre a marcha-passeio de Martim Longo, cuja partida será dada junto à sede da Associação Inter-Vivos. No dia anterior, sábado, às 17h00, há futsal na mesma localidade, com a disputa de mais um jogo correspondente ao Campeonato Distrital da modalidade e que enfrentará Inter-Vivos e Gejupce, de Portimão.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.