Alcoutim e Blain estreitam laços através das escolas

ouvir notícia

Escola Básica Integrada de Alcoutim

Um grupo de 23 alunos e dois professores da região francesa de Blain visitará Alcoutim durante o mês de março. A visita está inserida no projeto de intercâmbio escolar entre o Agrupamento de Escolas de Alcoutim e o Collège Saint-Laurent de Blain, decorrente do acordo de geminação existente entre os dois municípios.

Recorde-se que Alcoutim e Blain, situado 35 quilómetros a norte de Nantes, estão geminados desde 25 de Abril de 2004, em resultado de um projeto da associação Odiana que geminou os municípios do Baixo Guadiana com três municípios de uma região francesa de características idênticas designada La Loire Atlantique.

Blain, à semelhança de Alcoutim, é um município predominantemente rural, com um rico passado histórico assim como um forte património arquitetónico e tem como trunfo o canal Nantes-Brest que, à imagem do rio Guadiana, favorece o turismo fluvial.

- Publicidade -

Estreitar as relações entre as comunidades de Alcoutim e Blain, aprofundar os conhecimentos sobre a sociedade e cultura francesas, desenvolver capacidades linguísticas e comunicativas em língua francesa e em contexto real, assim como competências de cidadania, autonomia e promover o espírito crítico são, segundo o diretor do Agrupamento de Alcoutim, professor António Amorim, e a professora coordenadora do projeto, Cristina Crista, os objetivos pretendidos.

Procurando dar continuidade às relações de amizade e às trocas profícuas entre as duas comunidades, este intercâmbio escolar bienal, que vai já na sua quinta edição, “proporciona aos alunos uma experiência enriquecedora de contacto com outra cultura e reforçar a sua identidade através da descoberta e do contraste com referências, hábitos e costumes diferentes”, referem ainda os docentes.

Para fomentar a ligação entre os jovens das duas comunidades, os alunos franceses serão recebidos por famílias de acolhimento.

Entre 12 e 19 de Abril, durante as férias da Páscoa, será a vez de alunos e professores alcoutenejos serem recebidos em Blain. Esta iniciativa conta com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Alcoutim.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.