Alcoutim e Castro Marim divergem sobre exploração de minério

Os concelhos confinantes de Alcoutim e Castro Marim têm posições opostas quanto à atribuição de direitos de prospeção e pesquisa de minerais, entre os quais ouro e prata, recentemente requerida para as bacias das barragens daqueles territórios pela empresa EMISURMIN Unipessoal, com sede em Lisboa, mas capitais maioritariamente espanhóis

ouvir notícia

A consulta pública daquele pedido esteve aberta entre 21 de março e 29 de abril e contou com a participação de 51 pessoas e/ou entidades.
Em causa, está a atribuição de direitos de exploração de depósitos minerais como ouro, prata, cobre, chumbo, zinco e outros minérios associados para a área das “Ferrarias”, um terreno de 495 km2 que abrange partes das freguesias de UDF Alcoutim/Pereiro, Martim Longo (concelho de Alcoutim), Azinhal e Odeleite (concelho de Castro Marim). Os terrenos são atravessados por vários aquíferos e são território de habitat do lince ibérico.

Alcoutim quer desenvolver-se como Almodôvar
Durante os mais de dois meses de consulta pública, os dois municípios vizinhos tiveram posições opostas: Alcoutim não participou na consulta, enquanto Castro Marim foi ativo na participação, contestando as pretensões do grupo multinacional de maioria espanhola.
Ao JA, o presidente da Câmara de Alcoutim, Osvaldo Gonçalves, justificou que se trata de um processo “que não nos convoca para nenhuma decisão de licenciamentos, nem de outra índole e por isso não participámos”.
“Nos últimos anos, nas prospeções, é o terceiro caso e nunca participámos. Este tipo de trabalho pode ser visto como copo meio cheio e o copo meio vazio”, enunciou.
“Se tivermos medo de descobrir o que está por baixo e não quisermos descobrir o que lá está estamos a ser objetores do possível desenvolvimento daquilo que pode ser uma oportunidade do território”.

(…)

- Publicidade -

João Prudêncio

(leia a reportagem completa no Jornal do Algarve de 12 de maio de 2022)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.