Alcoutim aposta forte no apoio social

ouvir notícia

O apoio aos tratamentos de saúde oral continuam a estar incluídos no projeto social da autarquia

A Câmara Municipal de Alcoutim entregou na última semana cabazes de Natal a setenta famílias carenciadas do concelho, com bens de primeira necessidade, em articulação com as juntas de freguesia e instituições sociais.

As famílias encontravam-se já referenciadas pelo Gabinete de Ação Social das autarquias de Alcoutim e esta iniciativa integra-se no principal esforço do executivo para o próximo ano, centrado nas áreas da Ação Social, Saúde e Educação.

No mesmo âmbito, serão atribuídos os cartões sociais, com reduções de 50 por cento no pagamento de taxas e tarifas de serviços prestados pela autarquia, os apoios económicos, destinados às necessidades das famílias carenciadas nas áreas do bem-estar familiar, saúde, educação, alimentação e habitação, bem como as bolsas de estudo, para estudantes do ensino superior.

- Publicidade -

Segundo o novo executivo, liderado pelo socialista Osvaldo Gonçalves, os programas de apoio social em vigor, como a “Saúde Oral”, o “Alcoutim ainda + Solidário” (serviço de ajuda ao domicílio), o “Vamos à Vila” (rede de transportes sociais gratuitos), a hidro e fisioterapia e as consultas de especialidade, serão continuados.

De referir ainda que a obra de maior dimensão para 2014 é o lar de idosos, em Martim Longo, onde será investido cerca de um milhão de euros.

6500 euros para famílias carenciadas

Para fazer face às desigualdades sociais subjacentes à problemática da pobreza e exclusão social, a câmara municipal decidiu distribuir cerca de 6.500 euros pelas famílias carenciadas.

Os apoios destinam-se a colmatar necessidades básicas das famílias, entre as quais o pagamento de medicamentos para a doença de alzheimer, fármacos muito caros e com pouca comparticipação do Estado, a aquisição de óculos ou ao financiamento de tratamentos de saúde oral.

“Sendo público que estas problemáticas afetam muitas famílias, o Município está especialmente empenhado em assegurar a coesão social no concelho, valorizar o trabalho partilhado com as juntas de freguesia e consolidar as parcerias existentes com as instituições integradas na Rede Social de Alcoutim”, acrescenta o executivo.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.