Algarve buzina contra dois anos de portagens

ouvir notícia

.

Ação de protesto começou esta manhã em Vila Real de Santo António e termina esta tarde em Portimão

.

O PCP está a organizar hoje um buzinão em vários pontos da EN-125 para protestar contra as portagens na Via do Infante , numa altura em que se completam dois anos da implementação daquelas tarifas.

- Publicidade -

As acções começaram logo pela manhã, cerca das 8h00, em Vila Real de Santo António (rotunda junto ao Lidl), e prolongaram-se em Tavira (rotunda junto ao Minipreço), em Olhão (junto às quatro estradas), em Faro (rotunda na saída de Faro para Olhão), em Albufeira (cruzamento das quatro estradas), Silves (semáforos junto à “Ponte Nova”) e Lagos (Odiáxere). A partir das 16h00 acontece em Portimão, na rotunda das Cardosas.

“São dois anos de roubo às populações e à região, traduzido no saque aos automobilistas, no
desaproveitamento de uma importante infraestrutura regional, no regresso ao passado com a
sobrelotação de uma EN125 cada vez mais degradada e com obras paradas e no agravamento da
sinistralidade rodoviária, na degradação da economia regional”, dizem os comunistas.

Para os comunistas, “a vida confirmou que, as portagens na Via do Infante – merecendo um amplo repúdio por parte da população, apenas serviu para continuar a alimentar os lucros da concessionária”. E consideram que se trata de “um frete ao grande capital que responsabiliza directamente o PS, o PSD e o CDS, não só como autores materiais deste crime contra a região, mas também, como os principais obstáculos à sua resolução”.

PSD, PS e CDS voltaram a chumbar abolição de portagens

A maioria dos deputados dos partidos da coligação governamental (PSD e CDS) e do PS chumbaram na passada sexta-feira, na Assembleia da República, os projetos do Bloco de Esquerda e do PCP para a isenção e abolição de cobrança de portagens nas antigas SCUT, entre as quais a Via do Infante (A22).

Cerca de duas dezenas de manifestantes mostraram a sua indignação pelo chumbo dos projetos e foram expulsos das galerias do Parlamento pela PSP.

O socialista Miguel Freitas votou a favor da proposta do Bloco e absteve-se em relação à proposta do PCP. Todos os deputados do PSD votaram de acordo com o sentido da sua bancada, ou seja, contra as propostas, tal como aconteceu na bancada do CDS.

Domingos Viegas

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.