Algarve dá mais um passo na promoção do legado árabe

ouvir notícia

.

A denominada Carta de Compromisso do Projeto Umayyad, que visa a valorização e dinamização da Rota Omíada, vai ser assinada esta terça-feira, às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Esta rota percorre o legado da dinastia árabe omíada na cultura e no património de várias regiões mediterrânicas e no Algarve.

A sessão contará com a presença do presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, do presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Manuel Martins Guerreiro, e da diretora regional da Cultura, Alexandra Gonçalves.

A presença da dinastia omíada fez-se sentir por mais de três séculos (711 a 1031) no Algarve. No município de São Brás de Alportel encontram-se vários marcos patrimoniais da herança árabe, nomeadamente a nora na Mesquita e a doçaria local, que privilegia ingredientes como o mel, o açúcar, as amêndoas e as nozes.

- Publicidade -

A Rota Omíada é liderada pela fundação El Legado Andalusí e financiada pelo programa European Neighborhood and Partnership Instrument (ENPI), no âmbito dos projetos de cooperação transfronteiriça na área do Mediterrâneo.

Aplicação para smartphone

A aplicação da Rota Omíada no Algarve já pode ser descarregada para os sistemas Android e iOS.

Com esta aplicação móvel, o utilizador pode explorar o legado da dinastia árabe omíada no Algarve, com recurso a um mapa da região com as 14 localidades que nela se inserem – Alcoutim, Martim Longo, São Brás de Alportel, Estoi, Faro, Silves, Monchique, Aljezur, Vila do Bispo, Alvor, Vilamoura, Tavira, Cacela Velha e Vila Real de Santo António -, e descobrir os pontos de interesse de cada local.

O ecrã inicial apresenta quatro botões de navegação que permitem ao utilizador aceder de modo imediato ao mapa interativo e às rotas nele identificadas, a informações relevantes sobre a região e a outras informações úteis.

Por seu turno, a geolocalização fornece direções para um ponto específico no mapa e com ela explora-se a região através da funcionalidade de realidade aumentada. A aplicação está para já disponível em três idiomas: português, espanhol e inglês.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.