Algarvios vão pagar portagem até ao final do mês

ouvir notícia

Medida será implementada até ao final do mês, anunciou o ministro Álvaro Santos Pereira, na Comissão Parlamentar da Economia e Obras Públicas.

O ministro da Economia anunciou ontem que o Governo vai avançar com portagens em todas as SCUT aprovadas pelo anterior Governo até final do mês.

“Mesmo assim o endividamento após a introdução das portagens em 2030 será de 21 mil milhões de euros. É insustentável”, afirmou Álvaro Santos Pereira, que falava na Comissão Parlamentar da Economia e Obras Públicas.

- Publicidade -

Governo aprova decreto-lei na quinta-feira

O Governo vai aprovar na próxima quinta-feira, em Conselho de Ministros, um decreto-lei que regulamenta a introdução de portagens nas SCUT.

“Em relação às SCUT, haverá um decreto-lei que será aprovado em Conselho de Ministros na próxima semana”, afirmou Álvaro Santos Pereira.

O ministro escusou-se, no entanto, a avançar a data específica em que terá início a cobrança de portagens nas SCUT.

Protesto antiportagens no Algarve também vai falar espanhol

Entretanto, a Comissão de Utentes conseguiu cativar vizinhos espanhóis, entre os quais o alcaide de Ayamonte, para o protesto deste sábado contra o pagamento na Via do Infante.

Vêm da Andaluzia, sobretudo da província de Huelva, e não se importam de fazer alguns quilómetros para vir buzinar ao Algarve. Isto porque para os espanhóis que até entrarem em Portugal virão sempre por autoestradas completamente gratuitas, a introdução de portagens na A22 (Via do Infante) prejudicará também a economia espanhola e a livre circulação de pessoas e bens entre os dois países.

“É evidente que estamos perante uma competência exclusiva do Governo de Portugal, mas também é certo que estes dois países da União Europeia, que partilham milhares de quilómetros de fronteira, devem ser cuidadosos para que determinadas medidas não incidam negativamente na economia do país vizinho, com o qual existem muitos vínculos económicos”, adianta ao Expresso Pedro Jiménez, coordenador da Esquerda Unida.

Vários nuestros hermanos já confirmaram a sua presença no protesto contra as portagens na Via do Infante, que decorrerá este sábado, 8 de outubro, por todo o Algarve, na EN125 e na A22, num percurso de mais de 120 quilómetros. O protesto terá quatro pontos de partida, em Castro Marim, Portimão, Tavira e Albufeira e conflui para a capital algarvia, Faro, junto ao Fórum Algarve.

Alcaide engrossa protestantes

A chefiar a delegação espanhola encontra-se o alcaide de Ayamonte. Os espanhóis partem de Ayamonte, à tarde, para engrossar o filão de portugueses, que se concentrarão na Rotunda do Infante, em Altura, às 14h, para seguirem depois em marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro. A chegada está prevista para as 20h.

“Como se sabe, a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar não só é uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia. Neste contexto, ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria”, afirma a Comissão de Utentes da A22, em comunicado.

Também a União de Sindicatos do Algarve já confirmou a adesão e o apoio à causa, juntando-se à iniciativa promovida pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, CFC – Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro.

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. O Algarve a pagar portagens?…Acho muito bem! Se o norte, paga nas Scuts,porque há-de ser diferente no Algarve?…As campanhas de Turismo, incidem, sempre, para “Os Algarves”,região sempre priveligiada!! assim sendo,porque “raio”, onde também ser priveligiados em matéria de distribuição de sacrificios?…(O sol quando nasce, deve ser para todos)

    • Ó amigo Carlos Silva então faça um favor aos algarvios não venham para o algarve assustar os turistas ingleses que trazem dinheirinho para gastar e não vem porque a migos bimbos do norte de ferias do algarve.
      Se fosse eu que manda-se do alentejo para baixo os lisboetas e bimbos pagam era portagem para entrar no algarve e nem todos entravam.

  2. devido às características do Algarve, implementar portagens é desagregar toda uma região, tornando a única alternativa novamente numa via perigosa como era antes a Via do Infante.

    O Algarve sempre foi muito mal tratado pelos governos nacionais em que tem sido uma região que só existe no verão, mas lembrem-se que há pessoas nesta região ao sul que tem de viver todo o ano e vai sendo hora de começar a pensar num Algarve unido e caminhar para uma autonomia, parcial ou mesmo total.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.