Anabela Rodrigues é a nova ministra da Administração Interna. Demorou menos de 24 horas a aceitar

ouvir notícia

.

Anabela Rodrigues, a nova ministra da Administração Interna, é atual diretora da Faculdade de Direito de Lisboa. Entre 2004 e 2009, liderou o Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Foi a primeira mulher doutorada na Faculdade de Direito de Coimbra (e foi a primeira mulher a liderá-la), foi a primeira mulher a dirigir o CEJ e será a primeira mulher com a pasta da Administração Interna.

Saiu do CEJ em 2009, em vésperas de novas eleições legislativas, por alegadas divergências com o então ministro socialista da Justiça, Alberto Costa, o que ela, na altura negou. Alberto Costa havia-a reconduzido no cargo para uma segunda comissão.

- Publicidade -

A nova ministra é considerada muito próxima de Aguiar-Branco, tendo sido ele a nomeá-la para diretora do CEJ, quando foi ministro da Justiça, uma nomeação então considerada polémica

Foi, aliás, o ministro Aguiar-Branco que intermediou o contacto entre Passos Coelho e Anabela Rodrigues. O convite foi feito segunda-feira de manhã.

Anabela Rodrigues, de 60 anos, é professora catedrática desde 2006 e especialista em Direito Penal. Não exerceu até agora nenhum cargo político.

A nova ministra participou nos trabalhos de revisão final do código penal de 1982 e colaborou com a comissão encarregada de elaborar o Código de Processo Penal de 1987.

Sucede a Miguel Macedo, que se demitiu no domingo na sequência do escândalo dos vistos gold. Desta forma, Passos não avança para a remodelação pedida por Marcelo Rebelo de Sousa , Marques Mendes e pelo próprio parceiro de coligação – o CDS.

No momento da demissão, alegou que a sua autoridade ficou politicamente diminuída e que saía para “defender a autoridade do Estado “.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.