António Rosa Mendes lança ensaio sobre Fernão Mendes Pinto

ouvir notícia

António Rosa Mendes tem um novo livro que vai ser apresentado hoje, dia 28, no Pátio de Letras, em Faro, a partir das 18h30.
A apresentação da obra “A Peregrinação e a peregrinação de Fernão Mendes Pinto” vai estar a cargo do docente da Universidade do Algarve, João Carlos Carvalho.
“Neste ano em que se comemoram 500 anos sobre o nascimento de Fernão Mendes Pinto (não existem provas da data exacta do seu nascimento, mas a mais provável é 1511), este meu ensaio apresenta uma nova interpretação da sua célebre obra, pois nele demonstro como Fernão Mendes Pinto sofreu a influência decisiva do jesuíta Francisco Xavier, que conheceu ainda na Índia e que lhe mudou as ideias acerca do que é ser cristão”, explica António Rosa Mendes.
“A Peregrinação é assim uma espécie de confissão geral em que o autor faz o relato e o balanço da sua vida, com toda a sinceridade e para deixar aos vindouros o seu exemplo e o seu testemunho. Só compreendendo o que foi a Companhia de Jesus e a sua nova religiosidade, se pode compreender também a grande obra que é a Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, conclui.

Importa recordar que António Rosa Mendes é docente da Universidade do Algarve mais precisamente no departamento de História, Arqueologia e Património. Dentro do meio académico é ainda diretor da Biblioteca da Universidade do Algarve e coordenador do mestrado em História do Algarve e o Centro de Estudos de Património e História do Algarve.
Foi presidente de Faro, Capital Nacional da Cultura.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.