Assinada concessão para nova área da Marina de Lagos

ouvir notícia

A Docapesca – Portos e Lotas, S.A. e a Marlagos – Iniciativas Turísticas, S.A. assinaram esta terça-feira, dia 24 de outubro, um contrato de concessão para uma nova área da Marina de Lagos, anunciou o Governo. O projeto prevê um investimento total de 12,2 milhões de euros para a construção das novas infraestruturas, em que se incluem contrapartidas até três milhões de euros.

“Este projeto impacta de forma muito positiva a oferta náutico-turística, aumentando a notoriedade de Lagos e do Algarve enquanto destino com oferta qualificada de turismo e as contrapartidas de 2,3 milhões de euros para a pesca profissional, relativas à instalação de novos pontões flutuantes para 50 embarcações e à construção de 30 novos armazéns de aprestos no porto de pesca, permitem, melhorar as condições de trabalho e de segurança de pescadores e armadores”, sublinha a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho.

Serão ainda consideradas, como contrapartidas, “a instalação de novos pontões flutuantes para o estacionamento de 170 embarcações locais, exclusivos para residentes no concelho de Lagos, que darão resposta às necessidades dos praticantes de pesca lúdica, e de 40 embarcações de atividades marítimo-turísticas”, detalha a nota, que destaca ainda “a relocalização dos cais flutuantes para estacionamento das embarcações do Clube de Vela de Lagos”.

- Publicidade -

A nova área, concessionada “pelo prazo de 50 anos”, ocupa o total de 64.820 m2, sendo composta por uma área terrestre, onde “serão implantados um Yacht Club, um estacionamento para 108 embarcações em seco e um estacionamento para 75 viaturas, e por uma área molhada para parqueamento de cerca de 100 embarcações de recreio com dimensões superiores a 10 metros”, lê-se.

Durante esta iniciativa, foram também assinados dois protocolos de cooperação: um primeiro celebrado entre a Docapesca e o município de Lagos, que visa “operacionalizar cedências recíprocas de gestão de áreas do domínio público marítimo” e um segundo que envolve a Docapesca e a Associação de Armadores da Pesca Artesanal do Barlavento Algarvio, tendo em vista “a reorganização do porto de pesca”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.