Biblioteca Lídia Jorge promove encontro entre Pessoa e Aleixo

ouvir notícia

.

A biblioteca municipal Lídia Jorge, em Albufeira, continua a sua aposta na divulgação dos grandes nomes da literatura nacional. Neste mês de outubro vão estar em destaque António Aleixo e Fernando Pessoa.

No dia 4 de outubro, às 21h30, realiza-se o serão de poesia “Os Modos e os Olhares, António Aleixo e Fernando Pessoa em desgarrada (im)provável”, com a ponte entre aquele que é considerado o maior poeta português e o mais conhecido poeta popular algarvio a fazer-se através da música de Afonso Dias.

O que aproxima dois dos mais expressivos e tão, aparentemente diferentes poetas? Por que diversos ou semelhantes modos se exprimem? Que visões e convicções os iluminam? Que musicalidade os aproxima? Afonso Dias, o multifacetado músico, cantor, poeta e ator que vai promover este encontro (im)provável diz que convocou para o efeito a redondilha maior (verso de 7 sílabas métricas) que ambos cultivaram: Aleixo na generalidade da sua obra; Pessoa no seu “Cancioneiro”. Também os heterónimos maiores – Caeiro, Campos e Reis – ainda que fugazmente, marcarão presença nesta desgarrada. O encontro será encenado e cantado.

- Publicidade -

No dia seguinte, 5 de outubro, pelas 17h00, Teresa Rita Lopes, catedrática pessoana e membro da Academia de Letras e Ciências de Lisboa, vem fazer a apresentação da Antologia Modernista, um trabalho organizado por si e que reúne um conjunto de artigos do grupo interdisciplinar de Estudos Pessoanos e Modernistas do Centro de História da Cultura.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.