Blanco vence pela quarta vez e dá terceiro triunfo à equipa de Tavira

ouvir notícia

David Blanco (Palmeiras Resort-Prio) igualou o recorde de Marco Chagas com quatro triunfos na Volta a Portugal

O espanhol David Blanco (Palmeiras Resort-Prio) venceu hoje pela quarta vez a Volta a Portugal em bicicleta, igualando o recorde de Marco Chagas, após a 10.ª e última etapa, que ligou Sintra a Lisboa.

O vencedor da última tirada foi o português Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio), após uma discutível desclassificação do francês Julien Simon (Saur-Sojasun), por sprint irregular, que permitiu ao português arrecadar a 25.ª vitória em etapas da Volta, ultrapassando Joaquim Agostinho e isolando-se atrás de Alves Barbosa (34).

O português completou os 154,6 quilómetros com o tempo de 3:59.40 horas, batendo o ucraniano Denys Kostyuk (ISD-Neri) e Sérgio Ribeiro (Barbot-Siper).

- Publicidade -

Blanco, de 35 anos, somou o triunfo da 72.ª edição aos alcançados em 2006 (pela Cominitat Valenciana), 2008 (Palmeiras Resort-Tavira) e 2009 (Palmeiras Resort-Prio), embora este ainda esteja por homologar, uma vez que se aguarda decisão sobre o recurso interposto por Nuno Ribeiro, que foi desclassificado por doping e suspenso por dois anos.

O galego, vencedor das etapas na Senhora da Graça e na Torre, foi também o ‘rei’ da montanha, completando os 1568,8 quilómetros da Volta a Portugal em 40:23.01 horas, com 37 segundos de vantagem sobre o compatriota David Bernabéu (Barbot-Siper), vencedor ded 2004, enquanto o também espanhol Sergio Pardilla (Carmiooro-NGC) foi terceiro, a 1.49 minutos.

Hernâni Broco (LA-Rota dos Móveis), que terminou em quinto, a 2.06 de Blanco, foi o melhor português, ao passo que Sérgio Ribeiro, único corredor luso a vencer etapas (2.ª e 8.ª), garantiu hoje a vitória na classificação por pontos, e o italiano Alfredo Balloni (Lampre) foli o melhor jovem.

A Barbot-Siper, com quatro vitórias em etapas – Sérgio Ribeiro (duas), Joaquin Ortega e David Bernabéu -, foi vencedora por equipas, à frente da LA-Rota dos Móveis.

Desde o triunfo do belga Tony Hubrecht – primeiro estrangeiro a vencer, em 1967 -, a Volta a Portugal conheceu 17 triunfos forasteiros, quatro deles de Blanco, que nas últimas cinco edições, apenas falhou na de 2007, ganha pelo compatriota Xavier Tondo. David Blanco é único estrangeiro com mais de uma vitória na Volta a Portugal.

Nuno Ribeiro, em 2003, foi o último português a vencer, já que no ano passado foi desclassificado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.