Câmara de Vila do Bipo renova protocolos com as freguesias

ouvir notícia

A presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo assinou, no dia 18 de julho, os protocolos de atribuição de apoios financeiros e logísticos às juntas de freguesia do concelho, no montante de 163.665,80 euros, foi hoje anunciado.

Este valor, repartido pelas quatro juntas de freguesia, com critérios e avaliações acordados entre todas as partes, permitirá que estas possam “aprofundar a sua missão de apoio às populações locais”, refere a autarquia em comunicado.

Daquele montante, 68.665,80 euros “foram calculados com base nas regras do Fundo de Financiamento das Freguesias (FFF) e teve em conta critérios como densidade populacional, número de habitantes e a área da freguesia, promovendo-se desta forma uma maior equidade”, prossegue a nota. Assim, a Junta de Freguesia de Barão de São Miguel recebe 9.962,60 euros, a de Budens 17.128,00 euros, a de Sagres 15.683,40 euros e a de Vila do Bispo e Raposeira 25.892,00 euros. Estes valores destinam-se “a fazer face às despesas correntes das freguesias no âmbito das suas competências e atribuições para o ano 2023, atenuando, assim, a insuficiência das verbas atribuídas pela Administração Central, através do Fundo de Equilíbrio Financeiro”, detalha.

- Publicidade -

O valor restante, 95.000,00 euros, destina-se também a todas as freguesias, onde a freguesia de Barão de São Miguel receberá 20.000,00 euros e as restantes 25.000,00 euros cada. “Estes apoios destinam-se a despesas com atividades/iniciativas que promovam o desenvolvimento local das respetivas freguesias”, explica o município.

O protocolo estabelecido define também a atribuição de uma bolsa de contrato emprego-inserção e inserção-mais, incluindo o seguro, subsídio de refeição e de transporte até ao máximo de quatro beneficiários, de forma a possibilitar, às juntas de freguesia, a inserção de pessoas em situação de desemprego e beneficiários de subsídio, “diminuindo assim as dificuldades sociais e económicas vividas no concelho”, lê-se.

Também ficou definido que a Câmara Municipal prestará “apoio logístico na organização de atividades e eventos promovidos pelas respetivas juntas de freguesia”.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.