Castro Marim: Cantina social não consegue dar resposta aos pedidos

ouvir notícia

José Manuel Cabrita, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim

A cantina social da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim serve 3100 refeições por mês, mas a instituição, à semelhana do que sucede com outras da região, já solicitou um reforço do apoio concedido pela Segurança Social, no âmbito do Plano de Emergência Social, para poder responder a mais algumas pessoas que recorrem àquele serviço.

“Pedimos o alargamento do protocolo porque já não temos capacidade para responder a todos os que nos procuram. Se tivéssemos possibilidades de ajudar todas as pessoas que nos procuram para poder comer, o número de refeições mensais que damos atualmente duplicaria”, conta o provedor José Manuel Cabrita.

Refira-se que a Segurança Social paga 2,5 euros por cada pessoa que recorre àquele serviço para se poder alimentar.

- Publicidade -

Aquele responsável garante que só não há mais pessoas a recorrer à instituição porque “muitas ainda têm vergonha de mostrar que precisam de ajuda”.

José Manuel Cabrita garante que atualmente “há mais procura e a situação está pior” do que na altura em que a crise se começou a sentir. “É um valor muito alto, tendo em conta o número de habitantes do concelho. Tentamos sempre dar resposta, mas não conseguimos”, refere o provedor.

De acordo com José Manuel Cabrita, esta maior procura da cantina social “pode não significar que o número de pessoas com dificuldades tenha aumentado nos últimos meses”, mas sim que as pessoas começaram a perceber o funcionamento da instituição, nomeadamente o sigilo.

“Houve alguma divulgação e as pessoas também se aperceberam que, nestas situações, podem manter o anonimato. Por exemplo, eu nem sequer vou lá quando as pessoas vão buscar a comida. É tudo tratado, apenas, pela parte técnica da instituição. Ninguém mais sabe quem lá vai ou quem deixa de ir””, explica o mesmo responsável.

Domingos Viegas

.

.

.

 

.

 

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.