Castro Marim com orçamento superior a 21 milhões de euros

ouvir notícia

A Câmara Municipal de Castro Marim apresentou um orçamento para 2021 com um montante total de 21.090.995,00 euros, com “projetos alavancadores e reforço do apoio social”, anunciou a autarquia.

Do valor global, 11.082.226,00 euros correspondem a despesas correntes, enquanto 10.008.769,00 euros são relativos a despesas de capital, segundo o comunicado.

Este orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município de Castro Marim é ainda resultado dos dois primeiros anos do mandato atual, marcado pelo atraso na execução de algumas obras devido à “oposição maioritária”.

- Publicidade -

A oposição traduziu-se nas eleições intercalares de 2019, que colocaram um “ponto final a dois anos de hiato entre o planeamento e a gestão política”.

Obras como a Estrutura de Proteção do Cordão Dunar em Altura (passadiço), o Centro de Atividades Náuticas da Barragem de Odeleite e a Rede de Rega da Várzea de Odeleite, com o aparecimento da pandemia de covid-19 foram obrigadas a parar, atrasando ainda mais a sua execução.

“Chegamos a um 2021 com uma receita apurada pelo exigente trabalho técnico e político desenvolvido em torno dos fundos comunitários, mas sem execução, o que agora se acumula em obrigações e cuja garantia de exequibilidade depende muito da evolução pandémica”, revela a autarquia.

O foco da Câmara Municipal de Castro Marim é a execução de projetos “que representam agora elevados riscos de perda de muitas condições de cofinanciamento já garantidas” como a Rede de Rega da Várzea de Odeleita, a Ciclovia 125-6 (Espargosa-Praia Verde), a Rede de Abastecimento de Água de Maravelha e Matos, o Centro de Atividades Náuticas da Barragem de Odeleite, o Centro Experimental do Queijo e da Cabra de Raça Algarvia e o lançamento do concurso para Abertura da Porta Este do Castelo de Castro Marim.

Para a autarquia, é também “muito importante” a execução do Plano de Pormenor nº 1 de Altura, em curso e cujas obras implicam a requalificação do espaço envolvente à escola.

Está também prevista a abertura de procedimentos para contratação de pessoal e outro equipamento operacional como viaturas, no que respeita à Recolha de Resíduos Sólidos e Limpeza Urbana.

Avançará este ano o financiamento de obras para o Lar de Alzheimer da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim, além do aumento do apoio aos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António e Castro Marim, “que permitirá a obra da Unidade Local de Formação de Bombeiros na aldeia do Azinhal (com financiamento aprovado)”.

Para o orçamento deste ano, a Câmara Municipal de Castro Marim destaca ainda a alteração ao protocolo “Empreendimento Turístico da Verdelago”, com execução planeada entre 2021 e 2014, que inclui ainda a requalificação da Rua da Alagoa, em Altura, a construção da rotunda da Praia Verde e do Pavilhão Multiusos de Altura, além da beneficiação e requalificação da zona nascente da Avenida 24 de Junho, em Altura.

Em relação ao desenvolvimento rural, o investimento será focado na regularização de centenas de quilómetros de caminhos agrícolas, além da continuação do projeto de levar água canalizada a todas as povoações do interior do concelho.

Já relativamente à pandemia de covid-19, a autarquia vai reforçar medidas de ação social e educação como a Unidade Móvel de Saúde e o projeto CLDS “Castro Marim (COMVida”.

“Este é um orçamento que procura salvaguardar as obras cofinanciadas, com os atrasos significativos provocados por anos de difícil governação, sem competências delegadas”, refere o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, em comunicado.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.