Castro Marim quer ajuda da UE para resolver carências no abastecimento de água

Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim

.

A Câmara Municipal de Castro Marim candidatou um projeto de infraestruturas de abastecimento de água a 28 povoações do concelho ao programa PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

Avaliado em cerca de 3,9 milhões de euros, a execução deste projeto “permitiria o abastecimento de água, em quantidade e qualidade, a populações das freguesias rurais ainda não servidas”, explica a edilidade castro-marinense, liderada pelo social-democrata Francisco Amaral.

A intervenção incluiria a articulação entre a vertente em alta e a vertente em baixa, configurando as infraestruturas municipais de modo a permitir a ligação eficaz aos Sistemas Multimunicipais de Abastecimento de Águas do Algarve.

O projeto candidatado enquadrou-se no monte máximo possível nos termos do aviso para o abastecimento de água, sendo que a componente de saneamento não era elegível.

Trata-se de um investimento articulável com as intervenções levadas a cabo e prevê o fornecimento de água até Alta Mora, a fronteira poente do concelho de Castro Marim, ou seja, um canal de adução com cerca de 54 km de condutas. Esta adução será garantida por duas obras – subsistema central (1ª fase) e subsistema central (2ª fase).

- Publicidade -

“Conseguir este financiamento representa servir cerca de 50% das pessoas ainda sem abastecimento de água domiciliário”, sublinham os responsáveis autárquicos.

Para a câmara municipal, além do desenvolvimento e melhoria das condições de vida da população residente, a concretização deste projeto “representa também uma indiscutível valorização do interior do concelho de Castro Marim, funcionando como fator de atratividade a novos residentes e como alavanca da economia local, nomeadamente no setor do turismo”.

.

.

.

.

.

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste