Catedral de Silves com visitas guiadas no Advento

ouvir notícia

A Catedral de Silves prepara-se para acolher quatro visitas guiadas, durante o período do Advento, sempre pelas 17h00, aos domingos. Estas visitas têm como objetivo permitir aos participantes um conhecimento mais profundo deste monumento.

A primeira destas visitas terá lugar no dia 27 de novembro e será animada por Jesus Ejocha, seminarista de origem guineense, que atualmente efetua um estágio nesta paróquia. Centrar-se-á no tema “Na Tua Palavra” e conduzirá os visitantes na descoberta da ligação existente entre a construção do templo e o seu espaço arquitetónico.

“Catedral: a casa dos crentes” é o segundo tema, apresentado no dia 4 de dezembro pelo jurista Luis Santos. Conhecer as características de um templo gótico, que ao longo das épocas sofreu diversas intervenções, perceber de que modo essas características permitiram a implementação de estratégias conducentes à concentração dos fiéis, à sua imersão na dimensão do sagrado e, simultaneamente perceber quais os factos históricos mais ligados à Catedral de Silves, serão os temas centrais desta visita.

- Publicidade -

A terceira semana destas visitas centrar-se-á na figura de “Maria, Mãe que acolhe”. Dedicada a Nossa Senhora da Conceição, a Catedral de Silves tem uma profunda ligação à figura da Mãe de Cristo, existindo algumas imagens de grande beleza, que revelam a veneração dos fiéis a esta figura, desde os primórdios da sua construção. Assim, quem participar ficará a conhecer um pouco mais da arte e da espiritualidade associada a Maria, com a ajuda de Sandra Moreira, técnica superior de comunicação.

Por fim, no dia 18 de dezembro, encerrar-se-á este ciclo de visitas, com o pároco de Silves, padre Carlos Aquino, que ajudará os visitantes a compreenderem “Jesus, o Cristo de Deus”. Especialista em liturgia, Carlos Aquino vai guiar os visitantes num percurso que fará compreender melhor a figura de Cristo, presente em diversos pontos da catedral e presente em diferentes formas, quer físicas quer espirituais.

Este ciclo de ações, intitulado “Memórias Escondidas”, surge como consequência da integração desta Sé na “Rota das Catedrais” e o acesso a estas visitas é livre.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.