Cobra pitão albina capturada na serra algarvia

ouvir notícia

Uma cobra pitão albina com quatro metros foi ontem capturada na Fonte Benémola, no concelho de Loulé, depois de algumas pessoas terem alertado o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), segundo o diretor regional, Joaquim Castelão Rodrigues.

Segundo o diretor, citado pela agência Lusa, o alerta chegou “por volta das 16:00” e foi enviada ao local uma patrulha de vigilantes de natureza do Parque Natural da Ria Formosa.

De acordo com Castelão Rodrigues, as pessoas “caminhavam num percurso pedestre junto à Fonte Benémola” e avistaram o animal, alertando as autoridades, “a quem enviaram um vídeo, a testemunhar o encontro e o real tamanho do réptil”.

- Publicidade -

Após buscas no local, a patrulha de vigilantes “conseguiu capturar o espécime”, confirmando os dados dos caminhantes e aferindo o tamanho de “quatro metros”. 

O animal pernoitou “nas instalações do ICNF” na Quinta de Marim, em Olhão, até que seja encontrado um local onde possa ser tratado, adiantou.

“Vamos procurar uma solução para a cobra, ver quem tem condições para ficar com ela, um zoo aqui no Algarve, ou talvez em Lisboa”, disse Joaquim Castelão Rodrigues.

Adiantando que não foi possível apurar a origem do animal, o diretor do ICNF sublinhou que, sendo um animal exótico e albino, normalmente mantido em cativeiro, há uma “grande probabilidade que tenha sido libertada” por um cidadão, devido ao seu tamanho.

As cobras pitão são originárias dos continentes africano e asiático e classificadas como animais exóticos, mas apreciadas por algumas pessoas como animal de estimação e mantidas em cativeiro.

Nenhuma das serpentes desta família possui dentes inoculadores de veneno, porém, tem presas afiadas curvadas para dentro para agarrar sua presas. 

Dependendo da espécie, o seu comprimento pode variar entre os quatro a seis metros.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.