Comissão quer vinhos algarvios nos restaurantes e hotéis

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A Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) quer uma maior presença dos vinhos algarvios nos menus da restauração e hotelaria da região, onde a produção tem vindo a aumentar nos últimos anos.

À margem da apresentação da nova imagem da marca Vinhos do Algarve, que decorreu em Portimão, Sara Silva afirmou à agência Lusa que o objetivo da estratégia de comunicação é “ultrapassar a ideia que muitas pessoas ainda têm de que não há vinho na região”. 

Segundo a dirigente, “há vinho de qualidade no Algarve”, mas é importante “criar momentos de contacto entre as duas partes”, ou seja, os produtores e os empresários da restauração e da hotelaria.

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A promoção dos vinhos algarvios conta com um investimento de cerca de 120 mil euros para os próximos dois anos, embora, nos últimos anos, mesmo com “um orçamento reduzido” tenham sido feitas ações de promoção em feiras internacionais.

No entanto, a atual aposta da direção é o “mercado regional”, já que o volume de produção não permite, por enquanto, uma quantidade suficiente “para exportação”.

Sara Silva admitiu que a oferta turística regional “ainda não aderiu aos vinhos algarvios” e a quem a CVA pretende mostrar que “há uma aposta na qualidade” e que os vinhos “devem ser apresentados e consumidos” na hotelaria e restauração da região.

“Sentimos essa falha, ainda não conseguimos chegar a todo o lado. Tem sido feito um trabalho notório no reconhecimento dos vinhos do Algarve, mas ainda há um caminho a percorrer na valorização dessa qualidade e da variedade dos produtos”, destacou.

A questão do preço dos vinhos algarvios, em relação a outros de outras regiões, chegou a ser apontada como um dos entraves à sua comercialização, mas é uma situação que “já não se coloca”, sublinhou Sara Silva, notando que “há vinhos com preços acessíveis e com boa qualidade”.

A estratégia de promoção envolve ações dirigidas ao mercado do turismo, nacional e internacional, em parceria com a Região do Turismo do Algarve, nomeadamente, em feiras, postos de turismo e no aeroporto de Faro.

“Há que aproveitar o facto de estarmos na região de excelência do turismo no país e os milhões de turistas, ao longo e todo o ano, para promover os produtos e uma oferta na área do enoturismo”, concluiu. 

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