Condutores fiscalizados com 0% de álcool premiados

ouvir notícia

Os dez primeiros condutores fiscalizados na madrugada de sábado numa zona de Sagres e que não apresentem taxa de alcoolemia serão premiados ao abrigo de uma ação que juntará a GNR e elementos da iniciativa “100% Cool”.

A ideia é integrar numa “clássica” operação stop das autoridades policiais uma campanha de sensibilização dirigida aos jovens no intuito de promover um consumo moderado de álcool.

Durante a ação, os dez primeiros condutores entre os 18 e os 30 anos que registem uma taxa de alcoolemia de zero por cento e que transportem pelo menos mais dois amigos no carro receberão vales de combustível, entre outras ofertas.

- Publicidade -

A iniciativa é da Associação Nacional de Empresas e Bebidas Espirituosas (ANEBE), que criou o conceito de “Condutor 100% Cool” há oito anos e que desde então promove ações para promover o consumo moderado de álcool.

“É a primeira vez que vamos ter no Algarve uma ação conjunta com as forças policiais o que nos vai permitir maior eficácia, pois estaremos em contacto direto com jovens num meio rodoviário”, disse à Lusa o secretário geral da ANEBE, Mário Barreto.

Antes do Algarve, os representantes da iniciativa já estiveram na Zambujeira do Mar, em Aveiro e na Madeira, privilegiando os locais com eventos onde se prevê grandes aglomerados de jovens, como os festivais de verão.

“Quisemos fornecer aos jovens uma ferramenta que não fosse proibicionista e lhes permitisse divertirem-se”, explica, sublinhando que o conceito “Condutor 100% Cool” não significa que se o condutor não bebe os outros podem fazê-lo em excesso.

“O conceito defende um espírito de rotatividade para que dentro do grupo haja sempre um amigo que não consome álcool, mas também não encorajamos o consumo excessivo por parte dos que acompanham o condutor”, referiu.

Mário Barreto aproveitou ainda para dizer que no site www.bebacomcabeca.pt é possível simular “on line” se a quantidade e tipo de álcool que se ingeriu ou pretende ingerir corresponde ou não a um consumo moderado.

As brigadas “100% Cool” já contactaram ao longo dos últimos oito anos mais de 80 mil jovens, tendo efetuado já mais de 30 mil testes de alcoolemia, de acordo com a mesma fonte.

A ação prevista para a madrugada de sábado, a partir das 04:00, contará com a presença da Governadora Civil de Faro, Isilda Gomes.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.