Crédito Agrícola revela vencedores do Prémio Empreendedorismo

ouvir notícia

Esta iniciativa do Crédito Agrícola reconhecida no mercado pelo forte contributo que aporta aos sectores agrícola, agro-alimentar e florestal nacional distingue projetos inovadores, com viabilidade económica e potencial de mercado.  

Cada projeto vencedor leva para casa 5 mil euros, enquanto a menção honrosa ganha 2500 euros. 

Na categoria Agro-indústria 4.0, o projeto galardoado foi o SpecTOM, que, através da utilização de inteligência artificial e técnicas de espetroscopia, desenvolveu uma solução, portátil e não invasiva, para visualizar as estruturas internas das plantas e quantificar a composição dos diferentes tecidos. 

- Publicidade -

Em Biotecnologia e Bioeconomia, ganhou a InovPastel, pela criação de opções de pastelaria tradicional mais saudáveis e funcionais capazes de manter o sabor original, através da redução do teor de açúcar e gordura, e incorporação de ingredientes menos calóricos e mais saudáveis, tais como fibras dietéticas.  

A Agricultura Competitiva e Sustentável foi a grande vencedora na categoria Produtores Inovadores, sendo uma quinta totalmente sustentável que aposta na eficiência energética, agricultura de precisão, com tratores autoguiados, gestão da irrigação, sensores, satélites, drones e digitalização de todos os processos, com benefícios económicos e ambientais.  

Na categoria Projecto de Elevado Potencial o vencedor foi NaturALL, que desenvolveu um desinfetante inteligente combinando princípios de nanotecnologia, matéria-prima florestal e economia circular.  

O projeto Amêndoas com identidade foi distinguido na categoria Inovação em parceria que apresentou uma ideia inovadora, que, através da tecnologia Blockchain, possibilitará aos consumidores das amêndoas Veracruz acompanhar o trajecto dos alimentos de forma 100% automatizada e em tempo real através das etiquetas de rastreabilidade QR Code.  

A Menção Honrosa ao Jovem Empresário Rural foi atribuída ao projeto Medronho Bottle pelo desenvolvimento de um produto proveniente do medronho, resultando numa bebida suave, inovadora e de baixo teor alcoólico, com caraterísticas distintivas que não existem no mercado.  

Por sua vez, a Smart Trap recebeu, através do programa Born From Knowledge (BfK), da Agência Nacional de Inovação, o troféu “Árvore do Conhecimento”.  

O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.