CT Tavira: Três décadas a promover o ténis na região

ouvir notícia

Mais de uma centena de jovens tenistas treinam diariamente no Clube de Ténis de Tavira

.

Os resultados alcançados nos últimos anos, a nível regional e nacional, e o número de praticantes, que tem vindo aumentar, têm contribuído para que o Clube de Ténis de Tavira seja uma referência no Algarve. Mas a coletividade continua a debater-se com algumas dificuldades, tanto financeiras como em termos de infraestruturas

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

O Clube de Ténis de Tavira comemora este ano o seu 30.º aniversário. Desde 1986 que promove a modalidade, principalmente, junto dos jovens e, atualmente, tem mais de uma centena de tenistas federados, bem como uma equipa técnica constituída por quatro treinadores reconhecidos pela Federação Portuguesa de Ténis.

Estes factos e os resultados que tem alcançado nos últimos anos, a nível regional e nacional, contribuíram para que a coletividade seja já reconhecida como uma autêntica referência na região.

“Há seis anos consecutivos que o clube tem um elevado número de atletas e o historial de resultados obtidos sublinha a boa qualidade do trabalho desenvolvido”, assegura o presidente do clube, Tiago Pires.

O dirigente acrescenta que os projetos em que a instituição está envolvida, entre os quais os programas de férias desportivas, a ligação ao desporto escolar ou o apoio a projetos sociais, comprovam a sua “forte relação” com a comunidade do concelho de Tavira.

Apoio da autarquia “merece reflexão”

Mas nem tudo são rosas e, tal como acontece com a maioria dos clubes, independentemente das modalidades que praticam, o Clube de Ténis de Tavira continua a sentir algumas dificuldades para ir mantendo a sua atividade regular.

“O clube, face à sua dinâmica, precisa de dispor de um número mínimo de cinco campos que estejam em condições para a prática desportiva. Paralelamente, faltam estruturas complementares, entre elas uma sede social junto ao local de treino. Além disso, seria essencial que o clube tivesse autonomia na utilização dos equipamentos desportivos e até na sua rentabilização”, explica Tiago Pires.

Em relação a este último ponto, o dirigente considera que a possibilidade de alugar os campos “poderia constituir uma importante fonte de rendimento extra” para a coletividade.

Tiago Pires não tem dúvidas de que a dinâmica que o clube construiu tem sido um fator de ligação aos parceiros e patrocinadores que “reconhecem na instituição uma ‘marca’ de qualidade e profissionalismo”. Porém, o presidente do clube frisa que o apoio concedido pela Câmara Municipal de Tavira ao longo destas três décadas “merece ser motivo de reflexão”.

“Se olharmos, por exemplo, para as infraestruturas e para o contexto em que o clube desenvolve a sua atividade, e compararmos esta realidade com outros clubes do país, o balanço não pode ser o melhor. Há, no entanto, da parte do atual executivo municipal, sinais positivos que apontam para que, num futuro próximo, o clube venha a ter as condições por que sempre lutou”, explica.

Sucesso desportivo a nível nacional e regional

O Clube de Ténis de Tavira tem-se destacado nos últimos anos, tanto a nível regional como no âmbito nacional. Na vertente individual e com as suas diversas equipas, nos últimos seis anos, já foi campeão e vice-campeão do Algarve em todos os escalões etários. A nível nacional, o destaque vai, por exemplo, para Pedro Graça, campeão nacional de sub-12 em 2014, e para Ricardo Jorge, que já conquistou títulos nos escalões de sub-18 e seniores.

Paralelamente, os jovens tenistas do CT Tavira continuam a marcar presença regularmente nas seleções regionais e nacionais da modalidade.

Clube quer afirmar Tavira como “a cidade do ténis”

Mas quais são os principais projetos para o futuro? Tiago Pires explica que o principal desejo passa pela concretização dos projetos que a atual direção tem vindo a apresentar à autarquia tavirense desde 2013.

“Esses documentos demonstravam a importância de melhorar as atuais infraestruturas, construir campos para a prática de padel e permitir que o clube tenha autonomia na gestão do seu espaço desportivo, o que seria fundamental, até, para a viabilidade financeira da instituição, que hoje está ameaçada”, alerta o dirigente.

Com estes objetivos materializados, e “sempre em colaboração com o Município”, os atuais responsáveis do clube pretendem afirmar Tavira como a “cidade do ténis”, capaz de receber grandes provas da modalidade e de aproveitar o potencial associado ao turismo desportivo.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.