Cuba e EUA dialogam pela primeira vez sobre os direitos humanos

ouvir notícia

.

A delegação dos Estados Unidos reuniu-se esta terça-feira com representantes cubanos para planear o futuro diálogo entre os dois países em na matéria dos direitos humanos, enquanto os dois países caminham para a restauração das suas relações diplomáticas.

Esta foi a primeira reunião formal entre os EUA e Cuba nesta matéria desde que o Presidente norte-americano, Barack Obama, e o seu homólogo cubano, Raul Castro, anunciaram em dezembro do ano passado a intenção da restauração das relações entre os seus países depois de mais de 50 anos de embargo.

A delegação norte-americana foi liderada por Tom Malinowski, o Conselheiro do Gabinete de Democracia, Direitos Humanos, e a cubana por Pedro Luis Pedroso, vice diretor para Assuntos Multilaterais do Ministério de Negócios Estrangeiro.

- Publicidade -

No final desta terça-feira, o Departamento de Estado norte-americano declarou num comunicado que o encontro foi positivo, tendo havido “um amplo consenso sobre o caminho a seguir para um futuro diálogo”.

“Esta reunião preliminar reflete o nosso foco contínuo nos direitos humanos e nos princípios democráticos em Cuba”, afirmou um oficial do Departamento de Estado à Reuters, sob a condição de anonimato.

Troca de acusações

O país norte-americano tem vindo a pressionar Havana a melhorar os seus direitos humanos, com particular preocupação com as detenções de políticos dissidentes e ativistas.

Cuba prometeu não tolerar as interferências de Washington nos seus assuntos internos, e pediu aos EUA para pararem de apoiar os dissidentes cubanos. Para Havana, o país deve preocupar-se em primeiro lugar com o desrespeito dos direitos humanos dentro das suas fronteiras, citando como exemplo as mortes dos negros em Ferguson nas mãos da polícia de Nova Iorque.

Para a total normalização das relações entre os dois países, o democrata Obama necessita do apoio de todo o seu Congresso, contudo, alguns deputados republicanos opõem-se à questão enquanto Cuba continuar a ser um país unipartidário, reprimir os dissidentes e controlar os media.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.