Cuidado, calor intenso vai manter-se mais de uma semana

ouvir notícia

.

O calor que se tem registado nos últimos dias vai manter-se até ao próximo dia 24, altura em que se prevê uma pequena diminuição das temperaturas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) já emitiu um aviso à população, devido à permanência de condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios florestais. Até ao dia 24 está em vigor o aviso amarelo.

A Proteção Civil recorda que, onde o risco de incêndio é elevado, “não são permitidas queimadas nem fogueiras, utilização de equipamentos de queima e de combustão, queima de matos cortados e amontoados, lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes, fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais, e fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas”.

- Publicidade -

Para quem efetua trabalhos agrícolas e florestais, é recomendado que mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras, abasteça as máquinas a frio em local com pouca vegetação e tenha cuidado com a possibilidade de ocorrência de faíscas, durante a sua utilização.

Beba líquidos e evite o sol

Para os grupos populacionais mais vulneráveis (crianças, idosos e doentes crónicos), a Direção Geral de Saúde (DGS) recomenda o aumento de ingestão de água ou sumos de fruta natural sem adição de açúcar. Recomenda ainda que se evitar o consumo de bebidas alcoólicas, esforços físicos e a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00.

Nos períodos de calor, a DGS aconselha quem tenha que andar na rua a utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas, óculos com proteção contra radiação UVA e UVB e protetor solar com fator igual ou superior a 30.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.