ALGARVE

Docapesca reabilita ponte do porto de pesca da Baleeira

Porto de pesca da Baleeira
Porto de pesca da Baleeira

A Docapesca lançou esta semana um novo concurso público para a reabilitação da ponte cais sul do porto de pesca da Baleeira, em Sagres, com o preço base superior a um milhão de euros, anunciou a empresa.

Esta intervenção na infraestrutura que tem cerca de 40 anos vai repor “todas as condições de segurança dos profissionais da pesca e embarcações que operam neste porto”, segundo o comunicado.

A ponte do cais terá equipamento “indispensável à operacionalidade e segurança” como cabeços de amarração, argolas, escadas, módulos multiusos, novos postes de iluminação e novas redes de distribuição de água e eletricidade.

Também serão instaladas novas defensas verticais, “adequadas à variação da maré e fixadas aos novos encabeçamentos dos tubulões”, revela a empresa.

A obra contempla ainda a substituição integral da superstrutura (tabuleiro) e a reabilitação dos tubulões.

O anterior concurso não recebeu qualquer proposta.

Neste porto, está em curso a instalação de iluminação pública LED no âmbito da melhoria da eficiência energética, com a montagem de 56 luminárias que vão reduzir a potência em 60%.

Estes trabalhos incluem ainda a substituição de 42 luminárias tipo globo e de 14 projetores das torres de iluminação de 20 metros.

No ano passado, a empresa concluiu a instalação de nove contentores de grande dimensão para guarda de redes, “garantindo a proteção e arrumação destes apetrechos, assim como a melhor organização do espaço portuário”.

PUB
Tamanho da Fonte
Contraste