Dois dias de cultura cubana em Vila Real de Santo António

ouvir notícia

.

A cidade de Vila Real de Santo António (VRSA) volta a mostrar a cultura cubana, na sexta-feira e no sábado, em mais uma edição do Encontro de Cultura Cubana, que inclui um programa diversificado onde se incluem concertos, exposições, conferências e “workshops”.

Durante dois dias, VRSA apresenta um cartaz que visa estreitar os laços entre Portugal e a República de Cuba, o que já vem sendo desenvolvido, há alguns anos, com os serviços de saúde de Cuba e com múltiplas instituições culturais daquele país.

Estas atividades dão também seguimento aos protocolos de geminação e aos vários acordos estabelecidos entre a cidade pombalina e Cuba em diversas áreas, nomeadamente na educação, desporto, desenvolvimento comunitário e reabilitação urbana.

- Publicidade -

A programação do Encontro de Cultura Cubana tem início esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de VRSA, às 10h00, com a cerimónia de inauguração conduzida pelo autarca Luís Gomes e pela embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada de la Torre.

Segue-se, no mesmo local, um painel de conferências que contam com a presença de individualidades como Abel Prieto, ex-ministro da Cultura e atual presidente do Conselho de Estado e Ministros da República de Cuba, que falará sobre a questão da “Cuba de hoje e os seus desafios no século XXI”, e Fernando Rojas, vice-ministro da República de Cuba, que abordará o tema da “Causa dos 5 heróis cubanos”.

À tarde, a partir das 15h30, a programação integra um painel de jovens cubanos, nomeadamente o presidente da Federação Estudantil Universitária, o presidente do Movimento Juvenil Martiano e o presidente da Plaza Martiana. Segue-se a conferência “José Martí e a Maçonaria em Cuba”, com o mestre Luís Alberto Fernández.
Também na sexta-feira será inaugurada, às 19h30, no Arquivo Histórico Municipal, uma exposição de pintura dos artistas cubanos Enrique Ávila e Antonino Parilla.

No Largo António Aleixo, às 18h30, os sons e cores de Cuba mostram-se num “workshop” de dança caribenha e numa mostra de gastronomia cubana e cocktails, a partir das 19h45. A jornada de sexta-feira encerra com um concerto de Adrián Berazaín e seus músicos, às 21h30, no mesmo local.

A programação prossegue no sábado, com um espetáculo de Adrián Berazaín e a Academia de Baile Gracia Diaz, a partir das 22h00, no Largo António Aleixo. Todos os eventos têm entrada livre.

.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.