Duelo Hollande-Sarkozy favorável ao socialista

ouvir notícia

.

Nicolas Sarkozy prometera dominar François Hollande no debate televisivo mas, como não o conseguiu fazer, continuará com problemas para inverter a curva das sondagens.

O socialista François Hollande saiu satisfeito e ficou largos minutos à conversa com jornalistas e observadores depois de um duro frente a frente televisivo de perto três horas, esta noite, com o seu rival Nicolas Sarkozy.

Pelo seu lado, o Presidente e candidato saiu sorridente mas deixou rapidamente do local.

- Publicidade -

O debate, visto em direto por milhões de franceses, foi duro e por vezes pareceu um combate de boxe. Nenhum dos candidatos venceu por KO, mas Hollande surpreendeu designadamente quando foram debatidas as questões fiscais, os problemas da dívida francesa e o desemprego.

“Pequeno caluniador”

Um dos primeiros momentos mais tensos da noite verificou-se quando o socialista acusou Nicolas Sarkozy de ter cumprido um mandato no qual favoreceu os ricos e empobreceu boa parte dos franceses.

O ainda chefe de Estado chamou Hollande mentiroso diversas vezes e chegou a dizer-lhe que ele era “um pequeno caluniador” quando o socialista o acusou de ter exercido uma presidência favorável a um clã partidário.

François Hollande esteve em reais dificuldades apenas numa pequena parte durante o arranque do debate e sobre as questões de imigração. No entanto, foi superior nas questões europeias, designadamente quando defendeu um pacto de crescimento para a Europa e acusou Sarkozy de “nunca” ter obtido algo de importante nas negociações com a Alemanha.

Sarkozy precisava de ganhar claramente o debate

A equipa de Nicolas Sarkozy apostava muito no debate e tinha prometido que ele iria dominar e “desmontar” François Hollande, qualificado como “campeão da esquiva”.

Mas, como não aconteceu isso, e Sarkozy necessitava de ganhar claramente o debate para esperar inverter as tendências das sondagens, parece certo que o frente a frente acabou por favorecer Hollande.

“Os franceses sabem agora do que eu sou capaz”, disse François Hollande no fim do debate. Pouco antes, Sarkozy tinha-o acusado, olhos nos olhos, de “não estar à altura” das funções às quais concorre.

Sondagens favoráveis a Hollande

O frente a frente decorreu num estúdio ultramoderno de 900 m2 dos arredores de Paris e tudo foi negociado previamente pelas equipas dos dois candidatos – até a temperatura (19°) foi definida de comum acordo, bem como os planos com as imagens de cada um. Nicolas Sarkozy não quis que o filmassem de perfil e François Hollande que o filmassem de costas.

No total, foram utilizadas vinte câmaras e a contenda foi dividida em quatro temas – economia e social, sociedade, instituições e politica estrangeira.

Antes do início do programa, as televisões previam mais de 20 milhões de espectadores e as sondagens continuavam a dar François Hollande vencedor, no próximo dia seis, com entre seis e oito pontos de vantagem sobre Sarkozy.

Daniel Ribeiro (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.