E depois da demissão?

ouvir notícia

Paulo Portas (dir.) apresentou a demissão esta terça-feira ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho (foto: Expresso)

Eleições antecipadas e acordos de incidência parlamentar que pudessem garantir uma maioria ao governo, são dois cenários prováveis

.

A demissão de Paulo Portas não implica automaticamente a queda do Governo, o que só acontece com a saída do primeiro-ministro. Esta é uma situação inédita na democracia portuguesa, pois é a primeira vez que o líder do partido minoritário de uma coligação se demite isoladamente sem referir o que acontecerá com os outros ministros do CDS.

- Publicidade -

Embora o cenário mais natural seja o recurso a eleições antecipadas, está também em aberto, em teoria, a possibilidade de acordos de incidência parlamentar que pudessem garantir uma maioria ao governo.

Acontece que a demissão é anunciada a escassos minutos da tomada de posse, em Belém, da nova equipa do Ministério das Finanças, ficando a dúvida sobre se ela se concretizará. Certo é que os ministros estão a acorrer à Presidência da República. A posse, a concretizar-se, poderá ser um sinal de que Passos Coelho quer continuar. Mas nem este sinal é inquestionável, pois a nomeação dos responsáveis das Finanças poderá ser justificada como uma necessidade para garantir a transição.

Anunciada está uma comunicação ao pais do primeiro-ministro até às 20 horas e feita a partir de S. Bento.

João Garcia (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.