Edifício do Lar de Alzheimer de Castro Marim vence prémio de arquitetura

Pedro Teixeira de Melo e Chiara Ternullo são os arquitetos responsáveis pelo projeto

ouvir notícia

A edição 2022/23 dos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores atribuiu o prémio de Prata, categoria Equipamentos Sociais, à TERNULLOMELO ARCHITECTS pelo projeto da Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e o Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências de Castro Marim, divulgou esta semana a empresa de arquitetos com sede em Lisboa.

O referido projeto de arquitetura tem a assinatura de Pedro Teixeira de Melo e Chiara Ternullo. Valter Areias, Silvia Toninello, Raquel Medina Cabeças, Sara Zocco e Giuseppe Ricupero fazem também parte da equipa responsável pelo projeto, inaugurado em 24 de março pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

“A nova Estrutura Residencial para Idosos e o Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências José Cabrita de Castro Marim está localizada no limite nascente da Vila, integrada no centro histórico na Zona Especial de Proteção do Castelo de Castro Marim, numa posição de grande interesse paisagístico, circundada a Norte pela paisagem da Reserva do Sapal de Castro Marim com a suas salinas, o Rio Guadiana e a Ponte Internacional do Guadiana e a Sudoeste pelo Castelo e pelo centro histórico de Castro Marim com os seu tetos e chaminés”, pode ler-se num descrição enviada pelo percursores do projeto.

- Publicidade -

O edifício destaca-se “pela sua simplicidade e pureza de formas, superfícies e pelo seu cromatismo – características da arquitetura típica algarvia – que proporcionam uma perfeita integração do edifício, um equipamento social de grande escala, na estrutura urbana de Castro Marim caracterizada pelo casario de reduzidas dimensões”, detalham.

Na sua conceção foram tidas em consideração “o conforto dos seus utentes”, explicam os arquitetos.

Foto D.R. Nuno Almendra

Os materiais e as cores dos acabamentos interiores foram escolhidos “para garantir um aspeto doméstico (e não hospitalar) e acolhedor -, mas também a origem e natureza dos materiais utilizados.”

A TERNULLOMELO ARCHITECTS é um atelier de arquitetura, com sede em Lisboa, fundado em 2006 por Chiara Ternullo e Pedro Teixeira de Melo.

Os Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores têm como objetivo distinguir os melhores projetos da área, tendo em conta a sua inovação, criatividade, conforto, sustentabilidade e modernidade, “num mundo em que arquitetura e o design de interiores assumem uma cada vez maior importância quanto à felicidade do ser humano e à preservação da nossa natureza”.

O Lisbon Awards Group, startup portuguesa líder na organização de prémios e eventos corporativos próprios, é a responsável pelos Prémios Lusófonos de Arquitetura e Design de Interiores.

Pedro Melo fez toda a sua escolaridade pré-universitária em Vila Real de Santo António, concelho algarvio onde viveu desde a sua primeira infância.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.