Emprego e gastos dominam debate eleitoral na Espanha

ouvir notícia

As propostas para se criar empregos num país onde há quase cinco milhões de pessoas sem trabalho e o fantasma dos cortes de gastos dominaram esta segunda-feira o debate eleitoral na TV dos dois principais candidatos às legislativas de 20 de novembro em Espanha.

Visivelmente nervosos no início, o opositor Mariano Rajoy e o socialista Alfredo Pérez Rubalcaba foram adotando um tom mais agressivo à medida que avançava o debate, cronometrado por dois árbitros de basquete.

Rajoy, do conservador Partido Popular (PP, direita) e grande favorito nas pesquisas para ser o próximo chefe de governo espanhol, concentrou-se em criticar o atual governo socialista.

- Publicidade -

“A situação ficou insustentável porque há mais de cinco milhões de pessoas em Espanha que não podem trabalhar, pelas dívidas acumuladas e pelo dano sofrido na economia”, disse Rajoy, 56 anos. “Acredito que a Espanha precisa de mudança, e com urgência”.

O candidato do PSOE, Alfredo Pérez Rubalcaba, 60 anos, ex-número dois do governo de José Luis Rodríguez Zapatero, admitiu que a “Espanha está a sofrer uma crise profunda, com milhões de espanhóis sem trabalho”.

Acossado pela crise económica que abala a Espanha, Zapatero convocou em julho eleições antecipadas, que pelo calendário natural estavam previstas para março de 2012.

Desde o início da campanha, as pesquisas apontam a vitória do Partido Popular (PP), de Rajoy, com pelo menos 45% dos votos, contra 29% para os socialistas, no poder desde 2004.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.