Encontro dos “Poetas do Guadiana” em Cacela Velha

ouvir notícia

Cacela Velha e sua fortaleza foram o cenário idílico para o encontro poético, no dia 29 de setembro, domingo, no qual, se reuniram cerca de 40 “Poetas do Guadiana”, de ambos os lados da fronteira para declamar as suas novas criações poéticas e degustarem uma magnifica paella.

Há vários anos, que por esta data se celebra o encontro de “Poetas na rua” na praça de Cacela Velha, é uma tradição reunirem-se em torno das novas obras dos criadores do Algarve, os “Poetas do Guadiana”.

A atividade realizou-se no interior da fortaleza militar que existe na mágica vila costeira. Esforços bem-sucedidos e boa vontade, permitiram que cerca de quarenta escritores se recolhessem à sombra do magnífico ficus e numa área privilegiada de observação da costa, que se destaca por uma magia e beleza difícil de imaginar. De salientar a magnífica logística de António Cabrita, e a suprema “paella Alcoyana” de José Luís Rua, bem como uma atmosfera extraordinária. E, finalmente, um recital incrível, protagonizado pelos poetas de ambos os lados do Guadiana.

- Publicidade -

Desde Huelva entoaram-se versos de importantes autores como Ana Deacracia, Javier Sánchez, Augusto Thasio ou Karmen de la Piedad. De Sevilha declaram-se os poemas de Ramón Sarmiento. De mais perto da fronteira, Ayamonte, ouviram-se as últimas poesias de Clemen Esteban, Carmen Azaustre, Manolo Camacho, Raúl Vela e Ana Ontiveros. De diferentes locais do Algarve, foi um deleite ouvir recitar a poesia de Josefa de Lima, Aurea Nobre, Carmo Costa, Fernando Luis, Antonio Cabrita, Nadia Catarro, María E. Sequeira e Clara Lourenço.

Foi uma jornada muito especial pelo fantástico local, pelo convívio entre criadores que se recriam junto a um prato de paella, com uma troca de versos ou com momentos que já fazem parte da essência dos Poetas do Guadiana. Ao finalizar o encontro, todos souberam valorizar o que significa estar dentro da fortaleza militar, a beleza circundante, as vistas extraordinárias e a magia de um lugar que encanta quem o visita.

Este ano foi possível responder à ausência desse clássico encontro de “poetas na rua”. Hoje foram os poetas na fortaleza. São essas pequenas coisas que valem a pena ser vividas. Obrigado.

José Luís Rua

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.