Espanha. PP vence, mas sem maioria absoluta

ouvir notícia

Mariano Rajoy

O Ministério do Interior espanhol já divulgou os dados oficiais das eleições municipais e autonómicas em Espanha, horas depois de as urnas terem encerrado (às 20h locais, menos 1h em Lisboa).

O Partido Popular (PP) conseguiu 27% das intenções de voto nas municipais até ao momento, quando já foram contabilizados quase 100% dos votos das eleições regionais e municipais. O partido liderado pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy está, assim, à frente do PSOE, que obteve 25% dos votos, mas alcançou menos dois milhões de votos que em 2011. O PSOE também regrediu, perdendo 700 mil.

Neste sentido, a grande vitória da noite vai para o partido Cidadãos, que surge como a terceira força política no país, com 6,55% dos votos. Seguem-se-lhe a Esquerda Unida (4,75%), a coligação nacionalista CiU – Convergência e União (3%) e o UPyD – União, Progresso e Democracia (1,03%).

- Publicidade -

Bastante aquém dos resultados de 2011, o PP de Mariano Rajoy foi o mais votado em nove das 13 comunidades autónomas, apesar de perder a maioria absoluta em todas, avança o “El Mundo”.

Luta renhida em Madrid e Barcelona

Em Madrid e Barcelona, jogavam-se as vitórias do Podemos (que integrava as listas “Barcelona en Comú” e “Ahora Madrid”). Em Barcelona, as sondagens oscilavam entre uma vitória da lista Barcelona en Comú, de Alda Colau, e o CiU – mas seria o primeiro a ficar à frente em número de votos.

Já em Madrid é o PP que se mantém no poder, mantendo a tradição de 24 anos à frente da câmara da capital espanhola. Mas a vitória é à justa e Esperanza Aguirre (PP) perde a maioria absoluta – contabilizando, até ao momento, apenas mais um vereador do que os que alcançou a candidatura “Ahora Madrid”, de Manuela Carmena, apoiada pelo Podemos. Sem maioria absoluta em nenhuma região, o PP está, assim, vulnerável a possíveis acordos pós-eleitorais da esquerda, que podem alterar o mapa político destas eleições.

Apesar de não ter ganho a câmara de Madrid, Manuela Carmena, que liderou o movimento “Ahora Madrid”, sublinhou este domingo que a capital “ganhou uma maioria que quer uma mudança”. Já Pablo Iglesias, do Podemos, analisou os resultados das eleições como “o início do fim do bipartidarismo”.

Mais de 35 milhões de espanhóis estavam convocados, este domingo, para votar nas eleições municipais e autonómicas – que são vistas como um primeiro teste, antes das legislativas, para partidos como o Podemos e o Ciudadanos. Às 18h00 de hoje, a afluência às urnas era de quase 50% (mais especificamente, 49,78%), uma participação eleitoral acima, em meio ponto percentual, das eleições de 2011.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.