Está aí mais uma edição dos Dias Medievais de Castro Marim

ouvir notícia

Os Dis Medievais começam esta quinta-feira com o tradicional desfile (foto: Joel Romeira)

Os Dias Medievais de Castro Marim começam esta quinta-feira e vão decorrer até ao próximo domingo. A abertura acontece a partir das 18h00 com o já habitual, e sempre esperado, desfile pelas ruas da vila

.

A Idade Média, que se revela na sua pluralidade e nas suas contradições, simultaneamente bárbara e culta, foi o palco de decisivos acontecimentos históricos e de magníficas produções culturais e artísticas. Inventou muitas estruturas materiais que chegaram até ao século XXI, como a cidade, os bancos e os câmbios e a universidade.

- Publicidade -

Mas também inventou as guerras e batalhas constantes, a violência, a mortífera peste negra, monstros, demónios e instrumentos de tortura. Todo o fascínio que continua a exercer pode ser explicado por estas estranhas contradições que hoje ainda habitam dentro de nós, sob a forma de fantasmas e de sonhos.

Objeto de perpétuas reinvenções, a Idade Média provoca por vezes a estranheza, o espanto e a inquietação. É uma época com um poder mágico, onde a cultura contemporânea projeta as suas sombras para melhor ver a luz, numa busca da sua identidade.

Não existe um universo imaginário que se preste mais à deambulação e ao sonho do que o medieval. A matéria de que é feita a memória desses tempos é indefinida e nela se confundem acontecimentos e lendas, imagens e sonhos de origem obscura, o natural e o sobrenatural, o visível e o invisível.

A partir desta quinta-feira, e até domingo, a vida quotidiana do homem da Idade Média é recriada com todo o rigor e paixão, num programa cultural, gastronómico e lúdico inesquecível.

Durante quatro animados dias e quatro noites plenas de mistério, os ideais da cavalaria e os torneios, o imaginário lúdico da época, a animação de rua, a exibição de artes e ofícios, as trocas comerciais, os espetáculos teatrais e musicais e os banquetes com uma variedade de iguarias, fazem os participantes sentir-se perante um mundo e uma civilização muito próximos e muito distantes.

Os Dias Medievais em Castro Marim propõem uma visita guiada à vida e ao imaginário de então, a uma Idade Média que se deixa viver e sonhar nas suas fascinantes contradições.

No cenário ideal para esta encenação, que é o castelo da vila, é tempo de partir à descoberta desta época histórica longa e fascinante, que tantas heranças deixou à sociedade e a este concelho.

A organização convida a fazer uma viagem inesquecível à Idade Média e a Castro Marim, a vila que dá vida aos personagens mitológicos desta época povoada de cavaleiros e damas, monstros e mistérios, reis e rainhas, guerras e punições, grandes banquetes e longos serões no castelo. Os cenários multiplicam-se e a Idade Média revive-se no Castelo e nas ruas da vila de Castro Marim e no Forte de São Sebastião.

Do programa variado, que conta com a participação de grupos nacionais, espanhóis, franceses e italianos, fazem parte o desfile das classes sociais e a animação de rua, espetáculos de lenda e pirotecnia, exposições, um acampamento árabe, música oriental, encantadores de serpentes e engolidores de fogo, entre muitos outros.

Trata-se de uma oportunidade para ver de perto emotivos torneios de cavalaria, tiro com arco e falcoaria e assistir a espetáculos de teatro e música cheios de magia. A estes juntam-se as demonstrações de artes e ofícios, a exibição de instrumentos de tortura e punição. Os Dias Mediavai de Castro Marim proporcionam, ainda, a descoberta as iguarias da gastronomia de então, nos banquetes medievais.

E não se admire se no final da viagem a este tempo muito distante, mas afinal próximo, de regresso ao século XXI e a casa, sinta a nostalgia de um sonho de que despertou.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.