Estacionamento passa a ser pago no Hospital de Portimão

ouvir notícia

.

A cobrança no parque de estacionamento do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, começa já esta sexta-feira, dia 5 de abril. A comissão de utentes e o BE marcaram para  amanhã, às 10h00, uma manifestação de protesto

O conselho de administração explica que esta medida pretende “evitar a ocorrência de situações, como as que têm vindo a acontecer, com maior incidência nos últimos anos, e que põem em causa a segurança de utentes e colaboradores do CHBA e dos seus bens”, referindo-se concretamente a “assaltos, vandalização das viaturas, roubos de material, a que se junta a utilização abusiva dos parques de estacionamento, por parte de terceiros, com a consequente diminuição dos lugares disponíveis para utentes da instituição, como tem sido visível para todos”.

Segundo a administração da unidade hospitalar, a concessão do parque foi entregue a uma empresa especializada (Companhia de Parques de Estacionamento, S.A.) que irá, assim, “disciplinar os fluxos de acesso, com vista a um aumento da segurança e da facilidade de estacionamento, por parte dos seus utilizadores”.

- Publicidade -

“É importante referir que a contabilização será feita de 15 em 15 minutos. Cada 15 minutos corresponde a um valor de dez cêntimos. Assim, genericamente, uma hora será 40 cêntimos, duas horas 80 cêntimos e três horas 1,20 euros. O valor máximo diário são 9,60 euros por dia”, adianta o conselho de administração do CHBA.

BE repudia estacionamento a pagar no hospital

A concelhia de Portimão do Bloco de Esquerda (BE) já se manifestou contra esta medida, acusando a administração do CHBA de “legalizar mais um roubo aos utentes do hospital”.

“Trata-se de uma medida inadmissível e que o BE repudia veementemente. Seria expectável e de bom senso que a administração do CHBA não avançasse com o pagamento do parqueamento, numa altura de agravamento da crise social e que vai onerar os utentes do hospital, quando já têm que pagar taxas moderadoras elevadas nas suas deslocações às urgências, consultas externas e a outros serviços hospitalares”, protestam os bloquistas.

De acordo com a concelhia do BE, o pagamento do estacionamento será mais uma taxa acrescida. “De um modo geral, os utentes esperam diversas horas para serem atendidos, agravando-se assim a taxa de estacionamento”.

Por outro lado, os bloquistas referem que “a situação é ainda mais grave quando não existe, praticamente, qualquer alternativa de estacionamento aos parques pagos”, havendo no exterior apenas 38 lugares gratuitos, destinados a utentes e funcionários do hospital.

“A concessão dos parques de estacionamento do hospital visa, fundamentalmente, favorecer interesses privados à custa do interesse público e dos bolsos dos utentes de saúde”, conclui o BE de Portimão, rematando que, “se tem falta de verbas para o hospital, a administração deverá reclamar junto do governo e não castigar os mais desfavorecidos e os mais fragilizados – os utentes do Serviço Nacional de Saúde”.

Entretanto, a Comissão de Utentes de Saúde do CHBA e o BE apelaram à participação da população numa manifestação de protesto, marcada para amanhã, sexta-feira, às 10h00, junto ao CHBA.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.