Eurocidade apoia criação de associação transfronteiriça de empresários

ouvir notícia

António Rodriguez Castillo e Luís Gomes voltaram a reunir-se, esta semana, para aprofundar o projeto da eurocidade

Luís Gomes e Rodriguez Castillo reuniram-se esta segunda-feira em Ayamonte e revelaram algumas das linhas de atuação da eurocidade para este ano. Além da associação empresarial, está em preparação a criação do primeiro Encontro Intergeracional

.

Os presidentes dos municípios de Vila Real de Santo António (VRSA) e Ayamonte, Luís Gomes e António Rodrigues Castillo, acordaram, esta segunda-feira, dar seguimento à constituição de uma associação transfronteiriça de empresários, comum ao território dos dois municípios.

- Publicidade -

A proposta foi avançada durante a reunião de coordenação mensal da Eurocidade Ayamonte – Vila Real de Santo António, na semana em que se completam três meses da fundação desta nova estrutura de cooperação internacional.

De acordo com o presidente da Câmara Municipal de VRSA, Luís Gomes, o projeto “será agora apresentado à tutela de ambos os países e terá particular incidência nas áreas do turismo, comércio e indústria, permitindo aos empresários a promoção conjunta das suas atividades”.

A criação da associação responde a uma pretensão dos empresários portugueses e andaluzes, manifestada durante uma reunião setorial, em fevereiro, tendo o autarca de Ayamonte classificado a medida como “um avanço na cidadania ibérica”.

Na reunião desta segunda-feira foi igualmente avaliado o lançamento do Cartão do Eurocidadão, documento que dará acesso à utilização uniforme dos equipamentos coletivos das duas cidades (espaços desportivos, culturais, entre outros).

Para dar seguimento às políticas de cooperação, os dois municípios estão a planear a organização de um encontro intergeracional, medida que já mereceu o apoio da Conselheira da Presidência e Igualdade da Junta da Andaluzia, Susana Díaz.

Na lista de prioridades, ficou também acordado dar seguimento à criação da sede da Eurocidade e avançar em matérias relacionadas com a mobilidade, educação e saúde.

Os dois autarcas destacaram que a eurocidade e a cooperação transfronteiriça avançam “de forma muito rápida”, recordando que Ayamonte e Vila Real de Santo António “já trabalhavam desde há vários anos no âmbito de diversas matérias, por isso a assinatura do protocolo, que aconteceu em janeiro deste ano, partiu de uma base muito firme”.

Luís Gomes e Rodriguez Castillo acrescentaram que o protocolo da eurocidade vai ao encontro das políticas territoriais europeias e que a nova entidade está integrada num quadro mais âmplo que é a Eurorregión Andaluzia-Algarve-Alentejo.

Posteriormente, os presidentes dos dois municípios reuniram-se com vereadores e técnicos municipais que estão ligados ao projeto da Eurocidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.