Eurogrupo termina sem acordo. Negociações continuam com prazo cada vez mais apertado

ouvir notícia

.

A reunião do Eurogrupo terminou sem qualquer acordo, como confirmou o ministro das Finanças finlandês, Alexander Stubb, no Twitter.

Os ministros das Finanças europeus terão exigido à delegação grega que apresente novas propostas, depois de esta ter recusado a última contraproposta das instituições, mas mesmo assim não foi possível ainda chegar a um acordo.

Por essa razão, os ministros optaram por terminar a reunião, podendo um novo encontro ser agora marcado para sábado. Até lá, as negociações técnicas deverão continuar. O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, entregou ao Eurogrupo um novo documento meia hora antes do início da reunião, mas este também não terá agradado por completo aos parceiros europeus, que decidiram exigir mais trabalho do lado grego para se chegar a um acordo.

- Publicidade -

Durante a reunião, o primeiro-ministro grego Alexis Tsipras telefonou ao Presidente do país, Prokopis Pavlopoulos. Não é conhecido o teor da conversa, mas, tendo em conta que o PM grego não tem obrigação legal de informar o Presidente (que tem um cargo mais cerimonial) do ponto em que estão as negociações, circulam rumores de que Tsipras poderá apresentar a sua demissão ao Presidente. Isso mesmo diz Bruno Waterfield, correspondente em Bruxelas do jornal britânico “The Times”.

No entanto, Alexis Tsipras diz aos jornalistas, na chegada ao Conselho Europeu, que está confiante de que um acordo ainda é possível de alcançar.

RE

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.