Feira do Presunto promete “romaria” a Monchique

ouvir notícia

Trinta e cinco expositores marcam presença, nos dias 11 e 12 de setembro, na XIII Feira do Presunto de Monchique para promover este e outros produtos importantes do concelho.

O evento, promovido pelo município em colaboração com a associação de produtores de enchidos local, vai decorrer no parque de São Sebastião, com comércio e degustação de presunto e de outros produtos tradicionais, uma tourada, espetáculos musicais e exposições de artesanato.

- Publicidade -

Este ano, a feira surge dois meses mais tarde do que era habitual e com uma imagem renovada.

A intenção da autarquia é “dar mais condições para que o certame corresponda à qualidade do produto em questão: o presunto da serra monchiquense”, frisou o presidente Rui André, salientando que “a feira é uma mais-valia para Monchique, pois o presunto é um dos principais produtos da economia do concelho e a sua qualidade é reconhecida”.

Além do presunto, o mel, o pão, as compotas, a aguardente de medronho, os doces típicos regionais e o artesanato também vão estar representados na feira por produtores da serra monchiquense, que irão transformar o certame num verdadeiro “paraíso” para quem gosta dos sabores tradicionais.

Numa época cada vez mais dominada pela chamada “comida rápida” ou “comida de plástico”, a organização espera, assim, uma autêntica “romaria” à vila de Monchique durante os dois dias.

Uma das grandes novidades deste ano será a realização de demonstrações de culinária, durante os dois dias do certame, onde chefes de cozinha de renome vão ensinar ao vivo alguns truques para cozinhar o presunto de diversas formas.

Saberes passados de geração em geração

“O objetivo principal é dar a conhecer e promover comercialmente o presunto de Monchique, bem como funcionar como um pólo de demonstração dos produtos tradicionais do campo”, realça a Câmara de Monchique.

Para aguçar ainda mais a curiosidade e o apetite, a autarquia garante que quem se deslocar a Monchique por estes dias deverá provar os melhores e mais genuínos produtos que a serra algarvia tem para oferecer.

“A gastronomia do nosso concelho resulta de saberes passados de geração em geração, ao longo de muitos séculos, e de usos e costumes tradicionais que se misturam com a imaginação, presente no dia-a-dia das famílias da região de Monchique”, frisa a organização.

Para além de divulgar os produtos tradicionais da serra, o objetivo da Feira do Presunto passa ainda pela promoção das potencialidades económicas e turísticas de Monchique, bem como da sua própria cultura.

Além das áreas de exposição, a feira inclui também áreas de restauração e um palco de animação, onde vão decorrer os concertos musicais.

O horário da feira é das 10h00 às 24h00, no sábado (dia 11), e das 10h00 às 21h00, no domingo (12).

Programa

Dia 11, sábado:
17h00 – Banda Haja Saúde
22h00 – Edna Pimenta e Banda Bambaiana

Dia 12, domingo:
16h00 – Tourada com Joaquim Bastinhas, Tito Semedo e Bastinhas Junior (Parque de Feiras)
16h00 – Baile com Eláulia e Vânia + Caféjojo
19h00 – Banda Atlântica

Nuno Couto/Jornal do Algarve

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.