Feira Medieval é uma viagem até à ‘Xilb’ do século XII

O quotidiano da Xilb islâmica, antiga capital do Reino do Algarve, numa das sextas-feiras do ano de 1147 serve de mote à 17.ª edição da Feira Medieval de Silves - um dos maiores certames alusivos à Idade Média do país. Até ao dia 20 de agosto terá a oportunidade de se aventurar pelas ruas estreitas e assotadas da cidade, saborear as iguarias daquele tempo, experienciar o modus vivendi da altura e mergulhar nas sonoridades daqueles dias que tanto tinham de mágicos como imprevisíveis

ouvir notícia

A emblemática Praça Al-Mutamid, em Silves, é a entrada para a máquina do tempo que leva os milhares de visitantes que por ali passam a viajar até ao século XII, mais precisamente até ao ano de 1147 – período anterior à conquista cristã de Silves (que só aconteceria em 1189). A demonstração dos ofícios da época, o burburinho dos vendedores, os cantos árabes, as danças islâmicas, as cores garridas dos adornos nas ruas, o cheiro das especiarias e as vestimentas festivas denunciam dias de festa na urbe medieval de Xilb (nome islâmico para ‘Silves’).

Ainda na Praça Al-Muthamid, e vinda das montanhas do Atlas, os visitantes da Feira Medieval poderão conhecer a Caravana Berbere. Esta caravana percorreu milhares de milhas, atravessou o Estreito e encontra-se agora em viagem pelo Garb al-Andalus. Ao passar junto às margens do Arade não resistiu ao encanto da majestosa cidade de Xilb e assentou arraiais, no extremo do Arrabalde Oriental, onde permanecerá até ao dia 20 de agosto.

Nas tendas pode-se observar uma parafernália de objetos que fazem parte do quotidiano e das vivências daquele grupo nómada que faz das viagens e do comércio o seu modo de vida. Integram a comitiva mercadores de produtos exóticos, ferreiros, carpinteiros e oleiros, que se fazem transportar em camelos e são acompanhados por falcões e pelos cães Saluky (uma das raças mais antigas do mundo), essenciais nas caçadas que ajudam a garantir o sustento da caravana.

- Publicidade -
Um dos cavaleiros nos ‘Jogos de Guerra’

Dois duelos diários onde cavaleiros cristãos e muçulmanos medem forças, um espetáculo no Castelo, uma dezena de pontos de animação fixos, animação itinerante, seis praças com tascas medievais, dois roupeiros temáticos (onde é possível alugar um traje e entrar ‘de corpo e alma’ no espírito medieval) e um espaço educativo e lúdico dirigido aos mais novos compõem o mapa das atividades do certame, onde mais de duas dezenas de grupos de animação e teatro asseguram a festa durante 11 dias de recriação histórica em Silves. Este ano, a Feira conta com mais de uma centena de expositores, entre artesãos, mesteirais, doçaria, místicos, mercadores e mouraria.
O Cortejo pelas ruas e largos da Medina (18:00), as Boas vindas pelo Vizir da Madinat Xilb (18:30), os Jogos de Guerra: Cristão contra Muçulmanos (20:00 e 22:30) e as Noites do Oriente (22:30) são as principais atrações da Feira Medieval de Silves, momentos que acontecem diariamente.
Na Feira Medieval de Silves, os mais novos têm um espaço especial – o Xilb dos Pequenos – onde, juntamente com as suas famílias, poderão usufruir de diversas atividades educativas contextualizadas e integradas historicamente no período da Feira Medieval, nomeadamente olaria, bijuteria, azulejaria, caligrafia árabe e jogos com História.

A animação exclusiva no Castelo, que decorre diariamente às 22:30, tem como protagonista os ‘Ibn Misjan Ensemble’, grupo composto por artistas oriundos da Síria e de Marrocos. Ibn Misjan, músico mais importante da época dos Omeyas, foi a fonte de inspiração deste projeto de música e dança composto por músicos e bailarinos nascidos em culturas hoje distantes, mas que, durante séculos, “beberam” de uma mesma fonte artística e espiritual. Este grupo apresentará um espetáculo de músicas do Gharb Al-Andaluz e Médio Oriente, composto por dança oriental e tribal, manipulação de fogo, giro espiritual sufi e giro tanora.
Os Jogos de Guerra, com duas sessões diárias, é uma das apresentações a não perder na Feira Medieval de Silves. Num ambiente que leva os visitantes a vivenciar as emoções nos campos batalhas medievais, a perícia, a destreza e a coragem dos cavaleiros é posta à prova em diversos jogos como a “Argola”, a “Cabeça de Turco”, o “Tavolado” ou as famosas “Justas”, que colocam frente a frente os cavaleiros que, a galope, avançam uns contra os outros com o intuito de eliminarem as respetivas lanças e assim derrotarem o inimigo.
Nesta feira medieval é ainda possível aprender a “Cozinhar em Árabe” através dos showcookings que o ajudarão a preparar algumas delícias da cozinha árabe, como o cuscuz, o bacalao (doce tradicional) e o tradicional chá de menta.

Um pouco por todo o recinto da Feira, o visitante poderá encontrar mupis digitais que permitirão enriquecer, ainda, mais a experiência medieval. Tirar ‘selfies’ e partilhar em tempo real com os amigos, visualizar o programa do evento, consultar o mapa do recinto e outras informações são algumas das funcionalidades dos mupis digitais que tornam o evento mais interativo.
Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves fala “do retrato da convivência entre o mundo árabe e o mundo cristão que é esta Feira – um exemplo daquilo que foi o passado de Xilb” e a prova de que “através da diplomacia, da conversa o diálogo é possível ultrapassar todas barreiras”.

Joana Pinheiro Rodrigues

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.